sexta-feira, abril 21, 2006

Videovigilância para todos os tribunais


Todos os tribunais portugueses serão equipados com sistemas de vídeovigilância até 2009. O projecto que custará três milhões de euros (...) e deverá ser financiado por fundos comunitários, foi ontem revelado por fonte do Ministério da Justiça, citada pela Lusa.

A generalização do sistema, que actualmente funciona num quinto dos tribunais, pretende "reduzir os custos com a contratação de empresas de segurança privadas" e evitar situações como o incêndio no Tribunal de Tavira, que, em Março, destruiu parcialmente 11 processos. Além disso, permitirá assegurar, em muitos casos, a segurança das zonas envolventes aos tribunais. Segundo a mesma fonte, a vídeovigilância "reduz a intervenção de mão humana ampliando a capacidade de vigilância, que se poderá reconduzir a uma só pessoa para efeitos de monitorização de grandes áreas".

O sistema vai usar a rede informática do Ministério, "eliminado os custos no aluguer de linhas telefónicas para a transmissão de dados e imagens" e "ficará ligado à central de alarmes da Direcção-Geral da Administração da Justiça".Para os tribunais de maior risco "está em curso um trabalho com as forças policiais garantindo presencialmente a segurança".

Fonte: Lusa e Jornal de Notícias

Sem comentários: