quinta-feira, abril 20, 2006

Parecer chumba 'cidade judiciária' em Lisboa


A intenção do Governo de concentrar os departamentos da Polícia Judiciária dispersos por Lisboa em terrenos contíguos à Faculdade de Medicina Veterinária, na Rua Gomes Freire, foi alvo de um parecer negativo por parte dos serviços técnicos da judiciária. Uma equipa de engenheiros da PJ elencou, segundo confirmou o DN junto de elementos da antiga direcção da PJ, vários factores: operacionalidade, possibilidade de crescimento, parqueamento e a relação entre a área passível de construção com o número de pessoas que iriam ocupar o espaço.

O estudo em causa foi pedido pelo ex-director nacional Santos Cabral, depois de ter sido formalmente informado da intenção do ministro da Justiça, Alberto Costa, no início deste ano. Um grupo de engenheiros da PJ fez um levantamento das áreas e número de pessoas distribuídos pelos seis departamentos de Lisboa (...) e o seu "encaixe" num edifício a construir. Perante a área disponível, conclui-se que o novo edifício só poderia albergar tudo e todos caso fosse construído com uma altura superior à média existente na rua. Por outro lado, foram levantadas dúvidas quanto à operacionalidade, isto é, a permanente entrada e saída de viaturas numa zona de Lisboa já fortemente povoada e movimentada. Neste aspecto, questionou-se ainda o parqueamento. É que, a juntar às cerca de 400 viaturas de serviço (algumas das quais pertencentes à direcção nacional e à Directoria de Lisboa já se encontram estacionadas nos passeios e em segunda fila) afluiriam para aquela zona as viaturas particulares dos inspectores.

Outra das dúvidas manifestadas pelos engenheiros prende-se com a capacidade de crescimento das instalações no médio-longo prazo. Aliás, algo que o presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Crminal (ASFIC), Carlos Anjos, tinha já questionado. A área disponível não deixará muita margem de manobra. "É como ter disponível uma área de 150 m2 para construir uma casa e depois ter que a construir em 70m2", sintetizou ao DN fonte da PJ que acompanhou a realização do parecer. O novo edifício teria ainda que levar em conta a construção de novos laboratórios de polícia científica e uma carreira de tiro.

(...)

Texto integral da notícia em Diário de Notícias


Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: