domingo, março 26, 2006

António Martins vence eleições da Associação Sindical de Juízes


Por apenas 26 votos de diferença

O juiz do Tribunal da Relação de Coimbra António Martins, que lidera a lista A, venceu as eleições de ontem para a presidência da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), avança a rádio TSF. António Martins sucede assim a Baptista Coelho, que se recandidatou.

De acordo com a rádio, António Martins venceu com um total de 541 votos e por apenas 26 votos de vantagem. A lista B, liderada pelo presidente cessante da associação, juiz desembargador Alexandre Baptista Coelho, obteve 515 votos.


Mais de mil magistrados votaram mas as eleições terão de ser repetidas no círculo do Sul da ASJP, dado que nesta se verificou um empate - 290 votos para cada juiz candidato - acrescentou a TSF.Em declarações à TSF, juiz desembargador promete agora cumprir o seu programa e trabalhar para devolver aos cidadãos a confiança nas instituições judiciais. "Vou dar cumprimento ao programa que apresentámos aos eleitores", afiançou, sublinhando a sua vontade de "intervir para melhorar o sistema de justiça e apresentar propostas concretas para isso".

António Martins referiu ainda que deseja que "os cidadãos confiem no sistema de justiça" e que "vejam nos juízes a personificaão do poder judicial independente".

A lista A tinha como mote "Rumo, Estratégia e Atitude" e frisava a necessidade de "devolver a dignidade à profissão", alegando que "o prestígio e a imagem dos juízes estão mais degradados" a cada dia que passa. Defende um novo mapa dos tribunais, a existência de um número limite (contingentação) de processos por juiz, regras claras de acesso ao Supremo Tribunal de Justiça e uma Bolsa de Juízes.

António Martins foi responsável do Departamento Central de Investigação ao Tráfico de Estupefacientes (DCITE) da PJ e é actualmente juiz desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra.

Fonte: TSF, Lusa e Público

Sem comentários: