quinta-feira, março 23, 2006

Primeiro Ministro assina petição contra prostituição


Documento apela a acção comunitária urgente contra tráfico de mulheres.

Os primeiros-ministros de Portugal e de Espanha assinaram hoje, em Bruxelas, uma petição que apela a uma acção comunitária "urgente" contra o tráfico e prostituição forçada de mulheres na Alemanha durante o Campeonato do Mundo de Futebol.

José Sócrates e José Luis Zapatero encontram-se em Bruxelas para participar na cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), tendo inaugurado antes uma exposição sobre os 20 anos de integração dos dois países na família comunitária.

A petição, lançada pelo Partido dos Socialistas Europeus (PSE) já reuniu mais de 19 mil assinaturas, que serão entregues ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, para que a Comissão Europeia actue de forma célere para evitar a prostituição forçada durante o campeonato na Alemanha, em Junho e Julho de 2006.

"800.000 pessoas são anualmente vítimas de tráfico. 90 por cento são mulheres e crianças. A maior parte é explorada sexualmente", lê-se na petição, que alerta para a possibilidade de "milhares de mulheres e crianças serem vítimas de tráfico e prostituição durante o Campeonato Mundial de Futebol na Alemanha".

Por isso, solicitam que, na qualidade de Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso "tome as medidas necessárias, em cooperação com os Estados-Membros, para travar este crime" de escravatura sexual.

Segundo o PSE, estima-se que entre 40 e 100 mil mulheres estejam em risco, muitas das quais provenientes dos países mais pobres da Europa de Leste e dos Balcãs.

"Elas serão trazidas para a Alemanha com promessas de uma vida melhor e de um trabalho decente como empregadas de limpeza", através de "criminosos organizados que trabalham na Europa explorando mulheres e forçando-as a vender os seus corpos", acrescentam os socialistas europeus.

Além dos chefes de Estado ibéricos, já assinaram a petição o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, o ex-presidente da Comissão Europeia e líder da coligação de centro-esquerda italiana, Romano Prodi, o presidente do PE, Josep Borrell, e o primeiro-ministro da Bulgária, Sergei Stanishev.



Fonte: Portugal Diário

Sem comentários: