terça-feira, março 14, 2006

Agressões às forças policiais sobem dez por cento na PSP e na GNR


As agressões aos agentes da autoridade aumentaram no ano passado mais de dez por cento, face a 2004, segundo dados reportando-se à actividade da PSP e da GNR a que o JN teve acesso. No seio das forças policiais, a preocupação é grande e tem sido acompanhada por soluções operacionais e de formação, mas é cedo para verificar se a resposta oficial à violência é a mais indicada.

O número de ocorrências mortais manteve-se em quatro casos, os feridos graves e feridos ligeiros diminuíram cerca de 20 e 25 por cento respectivamente, mas as agressões corporais que não obrigaram a tratamento hospitalar aumentaram cerca de 40 por cento. A média geral cifra-se num aumento que ronda os 10 por cento. Os números vão fazer parte do relatório nacional de segurança interna, mas a verdade é que a tendência de subida se manifesta desde 2002, isto numa altura em que hoje uma plataforma sindical de forças forças policiais, liderada pelo SPP vai sair à rua em protesto.

No entanto, para um homem que marcou a história criminal do país, conhecido por Zé da Caçadeira, de 56 anos, o problema está em "haver muitas armas". "No meu tempo só quem andava no roubo à mão armada é que andava com armas. Éramos aí uns 100, mas também havia muitos disparos e na altura a polícia também disparava por tudo e por nada", recorda.

Agora, é diferente, "qualquer ladrão de carros, um arrombador, até mesmo um carteirista, anda armado. E depois nem sabem usar uma arma". A geração do Zé da Caçadeira veio da Guerra Colonial."Estávamos habituados a usar armas. Agora não, às vezes nem sabem puxar uma culatra atrás" e a possibilidade de "um maior nervosismo e de um disparo fortuito é também grande e as armas são também mais sofisticadas". E conhece o perfil das novas gerações, até pelos 21 anos que passou na cadeia. "Conheço muitos deles", confessa.

Início de ano preocupa GNR

Como corolário de uma violência que está longe de se extinguir no uso de armas de fogo, o início do ano corrente está marcado por uma nova subida de agressões contra as forças policiais, em particular contra a GNR, segundo o tenente-coronel Costa Cabral, responsável pela 5ª Repartição do Comando-Geral adiantou ao JN "Os nossos números apontam um crescimento das agressões face a igual período do ano anterior. Vamos ver se é uma situação contingente ou se pelo contrário se mantém".

Costa Cabral salienta, no entanto, que a "resposta da Guarda tem sido também mais rápida relativamente às situações", uma vez que a "informação corre também de modo mais célere". Ou seja, ao contrário do que se verificava em anos anteriores, é agora cada vez mais frequente os militares da Guarda chegarem aos locais onde se verificam os actos criminosos numa altura em que os agressores ainda se encontram no local. Como consequência, "é mais fácil também haver confrontos", sustenta o oficial que dirige a repartição de relações públicas da GNR.

Já a PSP, através de Hipólito Cunha, responsável pelo Gabinete de Relações Públicas da Direcção Nacional, reconhece um aumento dos números, em particular na zona de Lisboa, onde as agressões aos agentes aumentaram 54 por cento - tal como o comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, superintendente Oliveira Pereira, salientou no dia do respectivo comando.

Fonte: Jornal de Notícias

1 comentário:

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!