domingo, março 26, 2006

Tribunal Especial para a Serra Leoa extradição anunciada de Charles Taylor


O procurador especial para os crimes de guerra na Serra Leoa, Desmond da Silva, saudou a decisão da Nigéria de extraditar o antigo chefe de Estado da Libéria, Charles Taylor, em resposta a um pedido de extradição do governo liberiano.

"É um dia muito importante para aqueles que apoiam a causa da justiça internacional no Mundo e para as vítimas de vários conflitos que continuam a sofrer bastante", afirmou o procurador britânico num comunicado divulgado em Dacar.

"Quero felicitar a Presidente (liberiana Ellen) Johnson Sirleaf por ter pedido a extradição do fugitivo ao tribunal especial Charles Taylor", acrescentou.

Acusado de ter apoiado a rebelião durante a guerra na Serra Leoa, Taylor, 58 anos, foi acusado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade em 2003, data da sua partida para o exílio na Nigéria, após 14 anos de guerras civis no seu país. Alvo de um mandato de captura internacional, Taylor é considerado fugitivo pelo Tribunal de Freetown.

"Estou igualmente reconhecido ao Presidente (nigeriano Olusegun) Obasanjo por ter aceite transferir Charles Taylor para que responda perante o tribunal internacional por numerosos crimes horríveis contra a população da Serra Leoa pelos quais foi acusado", sublinhou.

Da Silva agradeceu ainda aos chefes de Estado consultados por Sirleaf e por Obasanjo e aos governos britânico e norte-americano pelas suas acções "tendo em vista acabar com a impunidade".

Depois de muito tempo a resistir às pressões internacionais, o Presidente nigeriano Olusegun Obasanjo aceitou ontem entregar ao governo de Monrovia o antigo chefe de Estado liberiano.

Também o Reino Unido saudou a decisão da Nigéria através de um comunicado divulgado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Jack Straw, elogiando a forma como Obasanjo tratou "esta questão difícil". "É um dia importante para a justiça internacional. Pelo que sei uma vez efectuada a transferência, o governo liberiano poderá, com a assistência da missão de manutenção de paz da ONU na Libéria, transferir Charles Taylor para a jurisdição do Tribunal Especial na Serra Leoa", referiu o ministro.


Fonte: Público

Sem comentários: