segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Novo Portal da Ordem dos Advogados


O novo Portal da Ordem dos Advogados está on-line. Os Advogados e todos aqueles que acompanham a actividade da Ordem, têm ao dispor um novo e melhor serviço.

O Portal é fruto de um trabalho conjunto entre o Conselho Geral e os Conselhos Distritais da OA e apresenta uma nova imagem, rubricas inéditas e novas funcionalidades.

O actual site da Ordem foi criado há quatro anos e, face à evolução rápida da tecnologia informática, necessitava de uma profunda reestruturação. Esta reestruturação acompanha a evolução da imagem institucional da OA.

Na concepção do novo site, houve a preocupação de manter uma unidade gráfica entre as páginas dos diversos Conselhos (Geral e Distritais) e Delegações, sem prejuízo das particularidades de organização e de conteúdos de cada um.

O novo site tem uma navegabilidade mais acessível, utilizando menus em cascata e permitindo a visualização do caminho percorrido e o acesso directo e imediato a todas as suas áreas.

No que respeita à forma de organização dos conteúdos, destaca-se:

- o agrupamento da informação no menor número possível de menus, por forma a que cada um deles contenha informação exclusiva;
- o carácter mais sintético da informação disponibilizada na página de abertura, com o objectivo de proporcionar maior rotatividade e actualidade de conteúdos;
- a criação de um arquivo segmentado por temas e datas, permitindo uma pesquisa direccionada.

Quanto à interligação com outros serviços, o objectivo foi possibilitar a integração das bases de dados do Sistema de Informação da Ordem dos Advogados (SINOA) com o Portal, permitindo a consulta e alteração de dados pessoais de advogados, estagiários e sociedades de advogados e a recolha de informação para determinados serviços do SINOA, de tal modo que o Portal possa ser um verdadeiro interface de comunicação entre os advogados e o sistema de informação.

No que respeita aos conteúdos, o novo Portal mantém toda a informação que o utilizador encontrava no site antigo, agora arrumada de um modo que se acredita ser mais simples e intuitivo.

Os fóruns de discussão continuam alojados na área reservada dispondo de renovadas funcionalidades de notificação de novas mensagens e de resumos diários.

Num futuro muito próximo, o Portal irá acolher uma nova plataforma de informação e formação jurídica que integrará as actuais bases de dados de legislação e jurisprudência (que continuam disponíveis na área reservada) com diversos serviços de formação e informação jurídica já existentes.

A equipa que coordenou, concebeu e desenvolveu o projecto do novo Portal da OA espera que todo o seu trabalho se traduza num melhor serviço para todos os Advogados e fica a aguardar os seus comentários para sugestoes@cg.oa.pt

Fonte: Ordem dos Advogados

Sem comentários: