quarta-feira, fevereiro 08, 2006

PJ: greve no Departamento de Tráfico de Estupefacientes com 90 por cento de adesão


A greve sectorial de 24 horas iniciada hoje às 00h00 no Departamento Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária (PJ) estava a registar 90 por cento de adesão pelas 11h00, segundo a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ).

O vice-presidente da ASFIC/PJ, Carlos Garcia, adiantou que a adesão à greve sectorial de 24 horas rondava às 11h00 os 90 por cento. "Dos 90 funcionários que fazem parte deste departamento, 90 por cento aderiram à greve", disse Carlos Garcia.

Os funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária iniciaram a greve por sectores no dia 1 deste mês como forma de reivindicar melhores condições salariais, sociais e de trabalho. A greve vai decorrer em dias alternados até finais de Abril.

Segundo o presidente da ASFIC, Carlos Anjos, saíram nos últimos meses da PJ mais de 200 pessoas e o pessoal de investigação criminal está, neste momento, reduzido a cerca de 1200 elementos, o que preenche apenas 40 por cento das vagas do quadro da Judiciária.

Na semana passada, o ministro da Justiça, Alberto Costa, considerou que o protesto, "do ponto de vista do Governo, não tem justificação", mas adiantou que o Executivo "reconhece os direitos dos trabalhadores" e "não discute a legitimidade" da acção.

Os funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária cumpriram durante todo o mês de Janeiro uma greve às horas extraordinárias que teve, segundo estimativas da ASFIC, uma adesão entre 92 e 93 por cento.


Fonte: Lusa e Público

Sem comentários: