quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Souto Moura diz que a investigação vai demorar o tempo necessário


O ministro da Justiça pede mais celeridade no inquérito no caso dos registos telefónicos a altas figuras do Estado que rebentou faz esta segunda-feira um mês. O Presidente da República pediu, na altura, que a averiguação fosse «rápida», mas o Procurador-Geral da República, Souto Moura, diz agora que as investigações vão demorar o tempo que for necessário.

No passado dia 13 de Janeiro, o jornal 24 Horas revelavaque a Portugal Telecom teria fornecido aos procuradores que investigavam o processo casa Pia o registo detalhado de 208 telefones privados, na maioria confidenciais.

Números como o do Presidente da República, de António Guterres, à data primeiro-ministro, de antigos presidentes da Assembleia da República, de todos os responsáveis de órgãos judiciais e de dezenas de outras figuras de Estado, faziam parte da lista.

A Procuradoria-Geral da República negou imediatamente a notícia. A presidência da República exigiu explicações, a oposição pediu esclarecimentos urgentes de Souto Moura.

Uns dias mais tarde, depois de um adiamento, o Procurador-Geral era ouvido no Parlamento e já não desmentia a notícia. Afinal, o Envelope 9 apenso ao processo Casa Pia não continha apenas os registos telefónicos de Paulo Pedroso. Souto Moura garantia, no entanto, que as investigações iriam ser breves. Agora, 30 dias depois, admite o contrário.

Mesmo depois dos comunicados das entidades envolvidas, dos esclarecimentos de técnicos sobre filtros informáticos e depois da audição a Souto Moura muitas questões ficaram no ar. Aguardam-se os resultados do inquérito.

Fonte: Expresso Online

Sem comentários: