quarta-feira, abril 05, 2006

Novo livro de Agustina com pré-publicação no blogue «Abrupto»


A editora Guerra & Paz estreia-se hoje no mercado com pré-publicação de «Fama e Segredo na História de Portugal», de Agustina Bessa-Luís, no blog de Pacheco Pereira. Desta forma, a nova editora pretende acompanhar a inovação e dinâmica trazidas pela comunidade bloguista.

A pré-publicação de excertos do livro «Fama e Segredo da História de Portugal», de Agustina Bessa-Luís, no blog Abrupto de José Pacheco Pereira, marca a estreia no mercado da Guerra & Paz Editores. Sedeada em Lisboa, a editora inaugura hoje um modelo de divulgação inédita em Portugal e, provavelmente, em qualquer outro país do mundo. Até ao próximo dia 10 – altura em que será lançado oficialmente o livro, na Fundação Gulbenkian – o Abrupto publicará excertos de uma das doze histórias da «Fama e Segredo» que vão desde Afonso Henriques a D. João II, de D. Leonor Telles a Salazar e de D. Sebastião a Sidónio Pais.

Em conversa com o JANEIRO, Manuel S. Fonseca, editor da Guerra & Paz, fez saber que a iniciativa surge na “tentativa de acompanhar o ar dos tempos e da modernidade”, acrescentando que “para uma editora que agora se estreia, o facto de existir uma comunidade de blogues que usa a Internet para passar comunicações, sobretudo, de carácter cultural pode ser muito importante para um editor e para os objectivos que pretende seguir”. Sem prejuízo, no entanto, para a necessidade e a boa relação que quer manter com a imprensa escrita portuguesa, a editora pretende aproveitar “a inovação e a dinâmica que a comunidade bloguista tem manifestado nos últimos tempos junto do objecto livro”, salienta. Sobre a escolha do Abrupto, esta não foi feita ao acaso e justifica-se por duas razões. Em primeiro lugar, “pareceu-nos ser o mais consolidado e representativo” e, em segundo, “pelo grande apreço e paixão que Pacheco Pereira nutre pela escrita de Agustina”. Para além dos excertos da obra, esta publicação on-line vai permitir também aos utilizadores conhecer parte da paginação e da imagem. “Tanto a editora como o Pacheco Pereira quiseram que a publicação reflectisse sobre a qualidade da obra, porque se trata de um livro de luxo e, por essa razão, achámos importante que as opções estéticas tivessem representadas na edição electrónica”, explica Manuel S. Fonseca.

«Fama e Segredo da História de Portugal» reúne em 136 páginas 12 histórias ou “óperas”, como lhe preferiu chamar Agustina que confessa: “O português não é conflituoso, é desordeiro. O conflito está na mente; a desordem está no coração”. De referir ainda que, Luís Miguel Castro foi o responsável pelos desenhos, pinturas, colagens e fotografias que ilustram a obra.

in O PRIMEIRO DE JANEIRO

Sem comentários: