segunda-feira, abril 03, 2006

Santos Cabral substituído por Alípio Ribeiro na direcção nacional da Polícia Judiciária


O procurador-geral do distrito do Porto, Alípio Ribeiro, é o novo director nacional da Policia Judiciária, em substituição de Santos Cabral.

Alípio Fernando Tibúrcio Ribeiro, 56 anos, é formado em direito pela Universidade de Lisboa e ingressou no Ministério Publico em Fevereiro de 1973. Há cerca de um ano foi nomeado procurador-geral distrital do Porto, tendo já exercido o cargo de procurador-geral adjunto do Tribunal de Guimarães.

Segundo um comunicado do Ministério da Justiça (MJ), o ministro Alberto Costa informou pessoalmente Santos Cabral que, "por despacho conjunto do primeiro-ministro e do MJ, foi posto termo à sua comissão de serviço [como director nacional da PJ] com efeitos imediatos".

"O Governo entendeu que a adopção e exposição pública por parte de uma entidade dele dependente de posições tendentes a condicionar a liberdade do Executivo punham em causa a relação de confiança necessária entre tutela e dirigente", justifica o ministério.

O afastamento surge depois de, na passada sexta-feira, a direcção da Polícia Judiciária ter lançado um ultimato ao Governo contra a eventual transferência do pelouro das relações internacionais da PJ - que inclui contactos com a Europol e a Interpol - para a Administração Interna. Entre as principais preocupações da PJ está ainda o problema da asfixia financeira.

Santos Cabral tomou posse a 12 de Agosto de 2004. Na altura substituiu Adelino Salvado no cargo, depois de o antigo responsável pela Polícia Judiciária ter apresentado a sua demissão no âmbito do caso das gravações alegadamente furtadas a um jornalista do "Correio da Manhã", que continham declarações de vários intervenientes no processo de pedofilia da Casa Pia, entre os quais o ex-responsável máximo da Judiciária.

Santos Cabral era até então juiz da Secção Criminal do Tribunal da Relação de Coimbra.


Fonte: PUBLICO.PT

Sem comentários: