segunda-feira, novembro 21, 2005

Violência doméstica atinge 7228 mulheres

Hoje é apresentada uma nova campanha de sensibilização criada para televisão e rádio .

Mais de sete mil mulheres portuguesas apresentaram queixa de violência doméstica nos primeiros seis meses deste ano, disse ontem uma fonte governamental à agência Lusa, a propósito do Dia Internacional contra a violência doméstica, que se assinala na sexta-feira.

Segundo informações divulgadas pela Estrutura de Missão Contra a Violência Doméstica (EMCVD), organismo da Presidência do Conselho de Ministros que coordena a luta contra estes problemas, 3903 mulheres fizeram queixa na PSP e 3325 na GNR. No ano passado, mais de 15 mil mulheres denunciaram situações de violência doméstica às autoridades, representando uma diminuição face a 2003, em que se totalizaram mais de 17 mil queixas.

A EMCDV, criada para coordenar o combate à violência doméstica entre os vários ministérios, nomeadamente através da aplicação do II Plano Nacional contra a Violência Doméstica (2003/ 2006),apresenta hoje uma nova campanha de sensibilização criada para televisão e rádio.

Amanhã, o tema será discutido com alunos dos 2.º e 3.º ciclos de escolas de Setúbal. O Museu da Água será palco de debate com a presença das jornalistas Maria Antónia Palla, Maria João Seixas e Inês Pedrosa, do deputado Medeiros Ferreira e do professor Carlos Poiares.

Sexta-feira, dia 25 de Novembro, decretado pelas Nações Unidas o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, realiza-se um seminário no auditório do Infarmed sobre políticas de prevenção.

fonte: dn.sapo.pt

Sem comentários: