segunda-feira, novembro 21, 2005

Uso de armas biológicas é perigo real

Interpol preocupada com atentado da Al-Qaeda

Um atentado terrorista com recurso a armas biológicas é uma possibilidade real, resta apenas saber quando ocorrerá, disse hoje na Cidade do Cabo o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble.

Na sessão de abertura no primeiro de três encontros regionais da polícia internacional com agências policiais africanas sobre terrorismo, Noble afirmou não duvidar de que a rede terrorista Al-Qaeda lançará, mais cedo ou mais tarde, um ataque deste tipo, manifestando-se preocupado com a falta de preparação das agências mundiais para lidar com este género de ameaça.

«O impacto potencial de um ataque [biológico] poderá ser tão grave que a falta de acção na prevenção do bioterrorismo constitui um risco inaceitável para a segurança dos cidadãos e das sociedades em todo o mundo», advertiu o secretário-geral da Interpol.

As reuniões regionais da Interpol com as polícias africanas, organizadas na sequência de uma conferência sobre o terrorismo que decorreu em Março na sede da organização, em França, têm por objectivo planificar o treino de polícias de países africanos na área do contraterrorismo.

A Interpol já listou seis agentes patogénicos letais da categoria A que poderão ser utilizados pela rede terrorista de Osama bin Laden: varíola, antraz, tularemia, botulismo, praga e vírus, como o ébola.

in www.expresso.pt

1 comentário:

ALG disse...

Agradecido pelo comentário no meu blog! Virei aqui sempre k possível porque o blog é exelente!