quinta-feira, novembro 10, 2005

VEXATA QUAESTIO recomenda: "A Contos com a Justiça"



No início do presente mês foi publicado um interessante livro de contos escrito por juízes intitulado "A contos com a Justiça".

O livro é constituído por onze contos originais de onze juízes, de Norte a Sul do país, numa recolha feita por dois juízes, autores da ideia.
Assim:
"A Justiça por um Conto" – Nelson Fernandes
"Um Ciclo da Água" – Fernando Fernandes Freitas
"Males de Dirceu" – Tibério Nunes da Silva
"A Luísa, O Marco e um Pequeno Apartamento" – Paulo Correia
"O Senhor Fortunato" – Renato Barroso
"A Senhora Sem Nome e a Outra Senhora" - José Eusébio Almeida
"Trilogia Breve" – José Igreja Matos
"Testemunho" – Elisabete Valente
"Um Tiro na Nuca, Porque Sim" – António Sampaio Gomes
"Os Pássaros e as Penas" – Manuel Capelo
"O Ladrão das Penas" – Paulo Guerra


Os juízes trabalham nove deles em tribunais de 1ª instância, desde Braga a Évora, passando por Barcelos, Porto, Coimbra, Pombal, Alcobaça ou Lisboa, e dois juízes desembargadores nas Relações de Lisboa e Porto.

Os lucros da obra revertem integralmente para a Associação de Solidariedade Social "Casa do Juiz", funcionando a iniciativa também como uma homenagem à memória do Conselheiro Armando Pinto Bastos.

O livro conta com um prefácio de Rui Cardoso Martins, jornalista do Público onde vem mantendo há vários anos uma coluna dominical na qual, em prosa literária, se contam "estórias" dos tribunais; trata-se do "Levante-se o réu".

O projecto que é pioneiro em Portugal explica-se no texto introdutório, onde, a dado passo, se lê:"A prosa escorreita do despacho judicial ou da sentença lembra, às vezes, o preto destas nossas becas e, entre o estafado jargão jurídico, afugentam-se palavras imensas, de cores muitas. (...) Pois, foi desse desconforto magoado que nasceu este projecto (...) . Acordar frases adormecidas, vesti-las, com singeleza, na roupagem de um livro de contos, integralmente escrito por juizes, unidos nesse deslumbramento de vida que lhes vai correndo nos olhos. "

A Coimbra Editora aceitou publicar a obra; trata-se agora de lhe dar vida através do olhar curioso dos leitores.

O livro já teve uma primeira apresentação pública no dia 3 de Novembro, pelas 17 horas , no Centro de Estudos Judiciários, tendo cabido a apresentação ao jornalista e homem das letras José Carlos de Vasconcelos.
Seguem-se, ainda, duas outras apresentações ao público:

-11 de Novembro, pelas 18 horas , será a vez do Porto, na Fundação Eng. António Almeida, com apresentação do escritor e poeta Manuel António Pina.

-6 de Dezembro, em Braga, na Associação Jurídica de Braga, com a apresentação do Dr. João Lobo.

N.B.- Informação recolhida do site coimbraeditora.pt e asjp.pt

Sem comentários: