quinta-feira, novembro 17, 2005

VI Congresso dos Advogados Portugueses - Bastonário fala em “clima de intimidação"

Rogério Alves diz que 2006 será o ano "das reformas profundas" no sistema judiciário

Portugal está a assistir "ao maior ataque jamais desferido contra a advocacia", considerou o bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, na sessão de abertura do VI Congresso dos Advogados Portugueses, em Vilamoura.

"Pretende-se restringir a acção dos advogados, intimidá-los, dizer que não só os advogados defendem os maus, são tão maus como os que defendem", disse. "Sentimo-nos um pouco estranhos nos tribunais, mal recebidos, excluídos no processo penal", lamentou, criticando a "pressão de uma opinião pública manipulada por quem quer acorrentar os advogados ao grande cortejo de culpas e lamentações que caracteriza a justiça portuguesa".

"Nós não somos criminosos, não somos cúmplices de criminosos, mas em caso nenhum nos tornaremos delatores", frisou.

"Será lamentável se acabarmos 2006 sem a realização de reformas profundas no processo civil, sem reformas profundas no mapa judicial", observou, garantindo que, a partir de Janeiro, os advogados vão estar mais atentos e reunir-se mais vezes. "O ano de 2006 deverá ser um ano de soluções contra as lamentações e recriminações que caracterizaram 2005", concluiu.

O VI Congresso dos Advogados Portugueses decorre até sábado.

in www.jn.sapo.pt

Sem comentários: