sexta-feira, novembro 11, 2005

MICHEL FOUCAULT: Lei, Segurança e Disciplina - Trinta anos depois de "Vigiar e Punir"



-Colóquio Internacional: 23, 24 e 25 Novembro 2005.

-Ciclo de cinema e vídeo: "Le monde est un grand asile" de 7 Novembro a 16 Dezembro.

-Exposição fotográfica: "Une journée particulière" (Élie Kagan) de 14 Novembro a 16 Dezembro.

-Instalações vídeo:
MAUMAUS (Escola de Artes Visuais): "Ver, Ser visto, Máquinas de ver" de 7 a 30 Dezembro
CODA: "Urban panopticon de 15 Novembro a 15 Dezembro.

-Concerto:Mécanosphère: Um gramofone para Bentham, 15 Dezembro.

"Por ocasião dos trinta anos da publicação de sua obra crucial Vigiar e Punir, três centros universitários e o IFP associam-se para homenagear Michel Foucault.

As análises do filósofo que se prendem com a lei, a segurança e a disciplina adquiriram uma nova urgência na actualidade. O terrorismo, a manipulação genética, o desenvolvimento das modalidades de vigilância, as novas epidemias e o controlo de fronteiras, entre outros, são fenómenos que importa pensar à luz da herança de Foucault.

O seu pensamento permite-nos questionar o direito que o homem outorgou-se de punir, enclausurar, e mais genericamente de vigiar e controlar; direito que limitado ou contestado desde as Luzes, parece hoje mais ameaçador e discutível do que nunca.

Comemoramos o aniversário da publicação de Vigiar e Punir com uma série de manifestações cujo acontecimento central é um colóquio internacional que conta com a participação de numerosas personalidades e especialistas de Foucault. O tema geral é o efeito que Vigiar e Punir exerce no modo como a Filosofia e as Ciências Sociais pensam estas relações de poder nas sociedades ocidentais. Daí que as comunicações atravessem domínios tão variados como a arquitectura das prisões, a psiquiatria, o direito, as políticas do olhar, os novos dispositivos técnicos ou as representações e práticas do corpo.

Para prolongar o debate e realçar a multiplicidade dos “usos” inpirados pelos seus textos, a programação inclui ainda em Novembro e Dezembro: uma exposição sobre o filósofo e as suas actividades no seio do Grupo de Informação sobre as Prisões, um ciclo de cinema/vídeo e um concerto/performance sónora."

Lugar:Institut Franco-Portugais
Morada: Avenida Luís Bívar, 91 1050-143 Lisboa
Tel: (+351) 21 311 14 00
Email: infos@ifp-lisboa.com
Site: http://www.ifp-lisboa.com

Sem comentários: