sábado, novembro 12, 2005

Governo garante que Portugal tem medidas adoptadas contra ameaças terroristas


"O ministro da Administração Interna, António Costa, afirmou hoje que as autoridades portuguesas têm acompanhado e adoptado as medidas adequadas perante as ameaças de grupos terroristas para a execução de atentados em Portugal.

Reagindo a uma notícia do semanário “Expresso”, segundo a qual Portugal tem surgido de forma explícita em comunicados em árabe divulgados na Internet, contendo ameaças de grupos terroristas, António Costa assegura que "as autoridades têm acompanhado a situação e têm adoptado as medidas adequadas ao nível da ameaça".

De acordo com o “Expresso”, que cita documentos da PSP e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), esta situação é considerada inédita, sendo explicada pela "crescente visibilidade" que Portugal tem assumido na cena internacional.

Os documentos do Departamento de Informações Policiais da PSP e da Direcção Central de Investigação, Pesquisa e Análise de Informação do SEF afirmam que, desde o passado mês de Julho, Portugal consta em comunicados divulgados em sites na Internet utilizados por organizações extremistas.

Como factores que influenciaram o aumento de ameaça relativamente a Portugal, os documentos referem a presença da GNR no Iraque em 2004, os altos cargos internacionais desempenhados por Durão Barroso e António Guterres e a presença do contingente militar português no Afeganistão.Segundo o semanário, foi captado um comunicado, em Julho, na Internet subscrito por uma autodenominada "Organização dos Pelotões da Jihad na Europa".

No comunicado, podia-se ler: "Vocês, líderes da Itália, Dinamarca, Ucrânia, Portugal, Holanda, Polónia e todos os aliados dos assassinos americanos, os vossos exércitos não vos protegerão nem os vossos túneis ou agentes".

Em declarações ao “Expresso”, Leonel Carvalho, do Gabinete Coordenador de Segurança, confirmou a existência dessas ameaças e revelou que tem havido "uma intensificação na troca de informações" com os polícias e serviços secretos europeus. Por sua vez, o director do SEF, Manuel Palos, disse ao jornal que foram "intensificados" os controlos de fronteiras."

in Publico.pt

Sem comentários: