domingo, novembro 20, 2005

Michel Foucault par lui même de Philippe Calderon et François Ewald


VOLTAMOS A RECORDAR:

no INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS
(Av. Luís Bívar, 91 – Lisboa)

21 e 22 de Novembro 2005 às 19h00
Entrada livre


No âmbito do Ciclo de Cinema e Vídeo, “Le Monde est un grand asile”, que decorre entre até 16 de Dezembro no Instituto Franco-Português sempre às 19h00, apresentamos dias 21 e 22 de Novembro dois vídeos. Trata-se de dois documentários. O primeiro « Michel Foucault par lui même » de Philippe Calderon e François Ewald e o segundo « Les prisons aussi » de Hélène Châtelain.

Este ciclo decorre no âmbito de uma série de iniciativas em torno do pensamento de Michel Foucault para assinalar a passagem dos 30 anos sobre a edição do seu célebre e marcante livro “VIGIAR E PUNIR”.

Filósofo empenhado nos grandes debates do seu tempo, Michel Foucault dedicou-se ao estudo das condições de liberdade dos indivíduos, face aos constrangimentos exercidos pelo Poder. Numa entrevista do início do anos 70 – anos da publicação de Vigiar e Punir- afirmou: « O mundo é um grande asilo, onde os que governam são os psicólogos, e o povo, os pacientes. » Asilo-mundo, que exacerba as tensões entre saber e poder, desmultiplica os seus dispositivos de coacção, de enclausuramento, e erradicação dos desvios à “norma”.

Este ciclo de cinema e vídeo explora a actualidade desse diagnóstico do filosófo com obras muito diversas que se inscrevem na lógica do seu trabalho e dos grandes temas do seu pensamento: a vigilância do indivíduo e o controlo das populações, a sexualidade e a disciplinarização dos corpos, as transgressões e a sua submissão ao olhar clínico e psiquiátrico, o enclausuramento e sofrimento do indivíduo, mas também a sua resistência quando não renuncia, mesmo na prisão, à sua singularidade e faz “da sua vida uma obra de arte”.


Segunda-feira, 21 de Novembro de 2005, 19h00

Michel Foucault par lui même de Philippe Calderon

2003 – 62’ – vídeo – VO fr. Legendado em português

Não se trata de uma biografia, apesar de algumas datas (nascimento, morte, datas de saídes de alguns livros...) O propósito deste filme é que o espectador descubra a experiência de um pensamento. Através do cruzamento de textos dos seus livros "Histoire de la folie", "Surveiller et punir", "Les Mots et les choses", "Le Soucis de soi" e excertos de entrevistas e seminários, nomeadamente as conferências que tiveram lugar no Collège de France é-nos revelada essa experiência


Terça-feira, 22 de Novembro de 2005, 19h00

Les Prisons aussi de Hélène Châtelain e René Lefort

1973 – 105’ – vídeo –documentário - VO fr.

Testemunhos sobre as condições de encarceramento em França no início dos anos 70. Tempos fortes das actividades do Grupo de Informação sobre as Prisões (GIP) durante o ano de 1973. Um protesto contra a desumanidade da condição penitênciária. Documento único que restitui o espírito do G.I.P., fundado por Michel Foucault em 1971, nele é dada a palavra a detidos e guardas

Escritora e cineasta Hélène Châtelain, (actriz em La Jetée de Chris Marker, 1962), dedicou vários dos seus trabalhos às problemáticas do universo prisional. Misturando imagens fixas, fotoreportagens, entrevistas filmadas e imagens exteriores de estabelecimentos prisionais em França, Les prisons aussi questiona através da imagem os tabus e interdições que mascaram a realidade da vida em prisão.


Semana seguinte

Segunda-feira dia 28 de Novembro

La mort en direct de Bertrand Tavernier com Romy Schneider e Harvey Keitel

Lugar:
Institut Franco-Portugais
Morada: Avenida Luís Bívar, 91
1050-143 LisboaTel: (+351) 21 311 14 00
Email:
infos@ifp-lisboa.com
Site:
http://www.ifp-lisboa.com

-------------------------------------------
Enviado por:

Margarida Antunes da Silva
Attachée de Presse /Relations publiques
Institut Franco-Portugais
Av. Luís Bívar, 91
1040-143 Lisboa
Tel: 21 311 14 27
Fax: 21 311 14 63

Sem comentários: