terça-feira, novembro 22, 2005

COLÓQUIO INTERNACIONAL: MICHEL FOUCAULT- Lei, Segurança e Disciplina. Trinta anos depois de Vigiar e Punir

No seguimento de outras informações já aqui disponibilizadas, o Vexata Quaestio tem o prazer de disponibilizar o programa completo do Colóquio Internacional: MICHEL FOUCAULT - Lei, Segurança e Disciplina. Trinta anos depois de Vigiar e Punir, bem como informação sobre a restante programação do ciclo de cinema e vídeo "Le monde est un asile" que se prolonga até dia 16 de Dezembro e as outras iniciativas em torno do Colóquio (exposição, instalações vídeo e concerto).

1. APRESENTAÇÃO

Por ocasião dos trinta anos da publicação de sua obra crucial Vigiar e Punir, o Centro de Filosofia da Ciência da Universidades de Lisboa, CFCUL, o centro de História e Filosofia das Ciencias e Tecnologia, FCT/UNL, o Centro de Comunicação e Linguagens, FCSH/UNL e o Instituto Franco- Português, associam-se para homenagear Michel Foucault.

As análises do filósofo que se prendem com a lei, a segurança e a disciplina adquiriram uma nova urgência na actualidade. O terrorismo, a manipulação genética, o desenvolvimento das modalidades de vigilância, as novas epidemias, o controlo de fronteiras, entre outros, são fenómenos que importa pensar à luz da herança de Foucault.

O seu pensamento permite-nos questionar o direito que o homem se outurgou de punir, enclausurar e, de uma forma geral, de vigiar e controlar; direito que limitado ou contestado desde as Luzes, parece hoje mais ameaçador e discutível do que nunca.

Comemoramos o aniversário da publicação de Vigiar e Punir com uma série de manifestações cujo acontecimento central é um colóquio internacional que conta com a participação de numerosos especialistas de Foucault.

O tema geral do colóquio é o efeito que Vigiar e Punir exerce no modo como a Filosofia e as Ciências Sociais pensam as relações de poder nas sociedades ocidentais. Daí que as comunicações atravessem domínios tão variados como a arquitectura das prisões, a psiquiatria, o direito, as políticas do olhar, os novos dispositivos técnicos ou as representações e práticas do corpo.

Para prolongar o debate e realçar a multiplicidade dos “usos” inpirados pelos seus textos, a programação dedicada a Michel Foucault durante os meses de Novembro e Dezembro inclui ainda: uma exposição sobre o filósofo e as suas actividades no seio do Grupo de Informação sobre as Prisões, um ciclo de cinema/vídeo e um concerto/performance sonora.

2. PROGRAMA DO COLÓQUIO

23 de Novembro

9h30
Abertura do Colóquio
Philippe Reliquet (Director do Instituto Franco-Português)
Olga Pombo, António Manuel Nunes dos Santos e José Augusto Mourão

10h
Didier Eribon – "La Peste, la Lèpre et la Variole: Épidémiologie des Sociétés Contemporaines" António Fernando Cascais –“O que é um Dispositivo?”

Intervalo

12h
Philippe Cabau – “Arquitectura e Dispositivos de Controlo”
Philippe Artières - "Archives d'un malentendu : retour sur la table-ronde de l'impossible prison".

Intervalo para Almoço

15h
Manuela Ivone Cunha – “Foucault e a Prisão Contemporânea”
José Subtil – “A Condução da Conduta e a Modernidade Política em Portugal (séc. XVII e XVIII)”
Diogo Sardinha – “Le sens profond de Surveiller et Punir”

Intervalo

17h30
Vera Portocarrero – “Genalogia, Arquivo e Invenção: um uso do Pensamento de M. Foucault”
José Luís Câmara Leme – “Desrazão e Infâmia”


24 de Novembro

10h
António Barbosa – “Foucault e a Psicossomática”
António Cavalcanti Maia – “"Do Poder Disciplinar à Biopolítica"

Intervalo

12h
Eduardo Pellejero – “Do Dispositivo ao Acontecimento: a Leitura Deleuziana de Foucault”
Patrícia San Payo - "Foucault e Blanchot: a exigência da descontinuidade".

Intervalo para Almoço

15h
Nuno Nabais – “Figuras do Desaparecimento em Vigiar e Punir”
José Bártolo - Sentidos Vigiados: uma Semiótica da Instrumentalidade em Vigiar e Punir"Alexander Gerner – “Cavernas da Excepção. Insónias na Saída"

Intervalo

17h30

Margarida Medeiros - “Fotografia e Disciplina: uma Aproximação entre dois Dispositivos”
Angel Gabilondo Pujol - "La Creación de Espacios y las Formas de la Verdad"

25 de Novembro

10 h
José Augusto Mourão –“A Guarda dos Sentidos”
Jacinto Godinho –“The Eye of the Power. Um Olhar no Centro do Mundo"

Intervalo

12 h
Stephanie Wenner – “Foucault e Schelling”
Aurélio Guerra – “Foucault e a Questão Islâmica”

Intervalo para Almoço

15 h
António Cavaliere – “Sistema Penal, ‘Emergência’ e Direitos Fundamentais. Reflexão Jurídica segundo a Experiência Italiana”
Judith Revel - "Individus, Citoyens, Singularités : une Analytique de la Subjectivité"

Intervalo

17h30
Peter Pál Pelbart – "Biopolítica e Contra-niilismo"
Toni Negri - "Le Tournant Biopolitique de la Pensée de Foucault"

3. PROGRAMA DO CICLO DE CINEMA E VÍDEO

Le monde est un grand asile
Sempre às 19h00 no AUDITÓRIO DO INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2005
Michel Foucault par lui même de Philippe Calderon e François Ewald
2003 – 62’ – Vídeo – VF legendado em português
Philippe Calderon e François Ewald cruzam imagens de arquivo de programas de televisão e gravações de seminários com a leitura de textos do filósofo para nos revelar a experiência do pensamento de Michel Foucault. A não perder antes do colóquio de 23, 24 e 25 de Novembro.

Terça-feira, 22 de Novembro de 2005
Des prisons aussi
de Hélène Châtelain
1973 – 105’ - Vídeo
1973 : Tempos fortes das actividades do Grupo de Informações sobre as Prisões. Um protesto contra a desumanidade da condição penitenciária.

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2005
La mort en direct de Bertrand Tavernier
1980 - 128’ - 35 mm – VO angl. Legendado em português. Com Romy Schneider e Harvey Keitel
Um homem com uma câmara de vídeo implantada no olho filma em directo os últimos dias de uma mulher sem ela saber... Requisitório contra o voyeurismo e pela liberdade; Eleito melhor filme do ano pela imprensa estrangeira aquando da sua estreia em 1980.

Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2005
Comizi d’amore
de Pier Paolo Pasolini
1965 - 92’ - 35mm – VO it. Legendado em francês
Pasolini interroga os italianos sobre a sua sexualidade. Um dos maiores realizadores da idade de ouro do cinema italiano anlisa a cultura "pequeno-burguesa" dos anos sessenta com subtileza e provocação. Um filme raro, precioso e desconcertante.

Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2005
Jaime de António Reis
1973 – 35’ – 35mm – VO port.
O mundo, a vida e o trabalho de Jaime Fernandes, camponês sofrendo de esquizofrenia paranóica. Internado no Hospital Miguel Bombarda, ali morreu com 69 anos. Aos 65, começara a pintar e realizou uma obra pictória genial. Influência do meio social e hospitalar.

Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2005
La moindre des choses
de Nicolas Philibert
1996 - 100’ – Video - VF Legendado em português
Todos os anos, residentes e auxiliares de saúde da clínica psiquiátrica de La Borde juntam-se para preparar uma peça de teatro. O filme relata os altos e baixos desta aventura …um filme que fala do que nos liga ao outro, da nossa capacidade - ou incapacidade - em lhe dar um espaço.

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2005
Titicut Follies
de Frederick Wiseman
1967 – 84’ - 16 mm– VO ingl. Legendado em framcês
Proibido pela censura americana de 1967 a 1991, Titicut Follies, do mestre incontestável do género documental, mostra, sem rodeios, o terrível dia-a-dia dos detidos do hospital psiquiátrico de Bridgewater. Um estilo vigoroso e um olhar perturbador sobre uma instituição americana.

Terça-feira, 13 de dezembro de 2005

Ich glaubte Gefangene zu sehen
(I Thought I Was Seeing Convicts)
de Harun Farocki
2000 - 25’ – Video – VO st. esp.
Imagens da prisão de alta-segurança de Corcoran na Califórnia. Uma câmara de vídeo-vigilância mostra um pátio no qual os detidos estão autorizados a permanecer meia-hora por dia.

Gefängnisbilder
(Prison Images)
de Harun Farocki

2000 – 60’ – video - VO st. ingl.
Um filme que confronta as imagens de arquivo de prisões, de excertos de filmes e de documentários com as da tecnologia desmistificadora das câmaras de vídeo-vigilância das prisões modernas.

Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2005
Die Schöpfer der Einkaufswelten
(The Creators Of The Shopping World)
de Harun Farocki

2001 - 1h12 - Vídeo, VO Legendado em inglês
Comprar é um acto cultural quotidiano perfeitamente banal. Toda a gente sabe o que são centros comerciais. No entanto, a sua existência resulta de um processo complexo. Farocki mostra a melhor forma de induzir "a compra espontânea", magnificamente conjugada com imagens da vida quotidiana...

Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2005
La rage et le rêve
du condamné de Krief
2001 – 65’ – Video – VO Legendado em português
Nos anos sessenta, Jimmy Boyle é o criminoso mais procurado de toda a Escócia. Condenado a prisão perpétua, rebela-se em todas as prisões por onde passa até chegar a um estabelecimento que propõe ateliês artísticos no qual descobre a esculptura. Depois de 26 anos de cativeiro, é hoje um escritor e um esculptor famoso.

Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2005
Sans elle(s)
collectif sous la direction d’Anne Toussaint
2001 – 59’ – Vídeo
No âmbito de um atelier de vídeo, detidos da penitenciária de La Santé em Paris filmaram a sua vida na prisão, enquanto as mulheres de detidos testemunham sobre a estranheza das suas vidas, a saudade do outro e as suas próprias solidões.

4. EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE MICHEL FOUCAULT E O GRUPO DE INFORMAÇÃO SOBRE AS PRISÕES

De 14 de Novembro a 15 de Dezembro 2005
«Une journée particulière” de Élie Kagan
Michel Foucault e o Grupo de Informação sobre as Prisões.

5. INSTALAÇÕES VÍDEO

De 7 a 30 de Dezembro 2005
5.1 Ver, Ser Visto e Máquinas de Ver
Um grupo de estudantes da Escola de Artes Visuais Maumaus desenvolveram em vídeo um conjunto de trabalhos, onde aspectos do livro “Vigiar e Punir” de Michel Foucault são revisitados à luz de tópicos actuais. Os trabalhos em exibição no Instituto Franco-Português foram elaborados no âmbito dos seminários do director da escola, Jürgen Bock, e da artista alemã Judith Hopf.

De 23 de Novembro a 15 de Dezembro
5.2 [ Urban Panopticon ]

Jonathan Saldanha, Maria Mire, Miguel Silva Graça
O universo do controlo e da vídeo-vigilância ininterrupta, não são cenários que prefiguram o pesadelo do futuro, mas encontram-se já materializadas em muitos dos espaços urbanos actuais. O objectivo deste projecto será explorar a subjectividade que existe no binómio medo / alívio decorrente das vivências partilhadas de uma cidade tendencialmente controlada e vigiada..
Através da justaposição e somatório de elementos de texto e imagem, será definido um percurso conduzido intencionalmente pela problemática dos mecanismos da “microfísica do poder” e do controlo do corpo.

6. CONCERTO DE MÉCANOSPHÈRE

15 de Dezembro 2005
Um gramofone para Bentham
Colectivo liderado pelo vocalista português Adolfo Luxúria Canibal e pelo percussionista/maquinista sonoro Benjamin Brejon, Mécanosphère tem-se destacado pelas suas gravações e actuações inclassificáveis, algures na encruzilhada entre electrónica e acústica, poesia experimental e caos rock, free jazz e ficção cientifica, hip hop sónico e música concreta......

No âmbito deste ciclo dedicado aos 30 anos de “Vigiar e Punir”, Mécanosphère confronta leituras do Panopticon de Jeremy Bentham e do Livro das máquinas de Samuel Butler com manipulações de gravações da voz de Michel Foucault e J.G. Ballard.


Enviado por: Margarida Antunes da Silva
Institut Franco-Portugais

Sem comentários: