quinta-feira, novembro 24, 2005

CIA fotografada em Portugal


Fotografias de aeronaves que, alegadamente ao serviço da CIA, utilizaram aeroportos portugueses em voos secretos depois da posse do Governo são hoje publicadas. As imagens, tiradas por observadores e publicadas num blogue, surgem uma semana depois do ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, ter negado essa prática.

Uma das fotografias, publicadas na edição de hoje da revista «Focus», data de 15 de Maio e foi tirada no aeródromo de Tires, Cascais, e mostra um Gulfstream IV, com a matrícula N227SV. Noutra imagem, alegadamente datada de final de Março e captada no aeroporto das Lajes (ilha açoriana da Terceira), aparece um C-130, com a matrícula N2189M.

Ainda em Março, no dia 17, a revista acrescenta que «um turbo-hélice de fabrico espanhol», um CASA CN235 com a matrícula N187D, fez escala na ilha de Santa Maria e no dia seguinte «uma aeronave idêntica, mas de matrícula N219D» aterrou na ilha Terceira, tratando-se em ambos os casos também de aparelhos alegadamente ao serviço da CIA.

As notícias sobre voos secretos da CIA em Portugal mereceu do ministro da Defesa, Luís Amado, a afirmação de que não dispunha de informações que as sustentassem, mas Freitas do Amaral afirmou que «desde 12 de Março não houve qualquer voo desse tipo sobre território português».

Sublinhando que só pode falar pelo actual Governo, Freitas do Amaral garantiu em 17 de Novembro que, desde que o executivo tomou posse, «não houve pedidos para aviões [da CIA] sobrevoarem» território português e que «não há qualquer elemento» que aponte para que «tenha havido qualquer voo não comunicado ou não autorizado».

Os voos serviriam para transportar suspeitos de terrorismo para prisões cuja localização é ainda desconhecida.

in expresso.pt

Sem comentários: