quarta-feira, dezembro 07, 2005

57º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem


No próximo dia 10 de Dezembro, pelas 19.00 horas realiza-se no Conselho Geral da Ordem dos Advogados, o 57º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

A cerimónia será presidida pelo Presidente da República, Jorge Sampaio que usará da palavra, seguido pelo Bastonário Rogério Alves e pelo Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, Carlos Pinto de Abreu.

Durante o evento será entregue o Prémio Angelo d’Almeida Ribeiro do ano de 2005 ao “Instituto de Apoio à Criança” e à “Associação O Ninho”, organizações representadas pela Dra. Manuela Eanes e pela Dra. Inês Fontinha.

A Comissão dos Direitos Humanos promove desta forma o reconhecimento público da necessidade de protecção à criança e da salvaguarda da dignidade da mulher, bem como das acções de combate à exclusão e abandono social de pessoas inicialmente votadas ao esquecimento, à exploração e à violência.

Instituto de Apoio à Criança - é uma instituição privada de solidariedade social criada em 1983 e que agrega um vasto conjunto de profissionais das mais diversas áreas que com o seu contributo voluntário defendem o desenvolvimento da criança na defesa dos seus direitos básicos na saúde, educação, segurança social ou nos tempos livres. Esta actua também em projectos de intervenção directa em domínios não cobertos pela protecção do Estado ou por quaisquer outras entidades.

Associação O Ninho - criada em 1967 é uma instituição particular de solidariedade social que tem por objecto a promoção humana e social das mulheres vítimas da prostituição. Lutando contra as adversidades económicas e a falta de meios eficazes, esta associação procura que a sua voz seja ouvida na denúncia da escravatura, da exploração sexual de crianças, jovens e mulheres.

Fonte: www.oa.pt

Sem comentários: