quinta-feira, dezembro 22, 2005

Director da PJ assume reestruturação

O director do departamento de combate ao crime económico, José Mouraz Lopes, garantiu ao DN que o plano de reestruturação da Direcção Central de Investigação à Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) foi da sua autoria e não imposto por quem quer que seja.

Em declarações ao DN, Mouraz Lopes disse que o plano apresentado aos investigadores da DCICCEF resultou de uma análise aos recursos internos e a um estudo sobre o fenómeno da corrupção "Tem a ver com a qualidade dos processos. Há 14 anos investigava-se o Fundo Social Europeu e fraudes bancárias. Hoje temos a corrupção, as fraudes ao fisco de elevada densidade e o crime informático."

O director do departamento da PJ de combate ao crime económico admitiu que a reestruturação apresentada possa causar discussão interna e até críticas, mas garantiu que nenhum dos coordenadores que lideravam as actuais secções de combate à corrupção, contrabando e branqueamento de capitais pediu a demissão.

Reagindo à polémica, o ministro da Justiça, Alberto Costa, classificou-a como um "arranjo interno na Polícia Judiciária, sem qualquer espécie de intervenção do poder político".

Por sua vez, Carlos Anjos, presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da PJ (ASFIC), adiantou ao DN que, após uma reunião, a direcção da DCICCEF mostrou alguma "flexibilidade para ajustamentos" ao plano de reestruturação. "Há pontos de vista diferentes", disse Carlos Anjos, garantindo que a ASFIC irá continuar a dialogar com José Mouraz Lopes.

Mais difícil está o diálogo com o Governo em matéria de pagamento de horas extraordinárias aos inspectores da PJ. Em comunicado, a associação sindical fez uma avaliação "profundamente negativa" da reunião mantida segunda-feira com o ministro da Justiça .

Caso não haja acordo, os inspectores regressão, em Janeiro, a uma greve de zelo, trabalhando apenas no horário das 9.00 às 17.00.

Por Carlos Rodrigues Lima, in www.dn.sapo.pt

Sem comentários: