sexta-feira, dezembro 16, 2005

Administração Interna vai investir verbas da venda de património em meios policiais


O Ministério da Administração Interna vai dispor de 70 por cento do produto da venda de imóveis sob sua tutela, estando previsto que essas verbas sejam aplicadas na aquisição de meios para a PSP e GNR, anunciou hoje o ministro António Costa.

"Há zonas do país em que há uma duplicação de esforços de segurança, o que tem de ser repensado. Estamos a proceder ao levantamento das instalações existentes da PSP e GNR, assim como das suas carências. Haverá edifícios que poderão ser alienados", explicou o ministro de Estado e da Administração Interna, que falava no Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP, em Belas, concelho de Sintra.

O governante, que procedeu hoje à entrega simbólica de novos coletes balísticos (antibala e antifaca) à PSP e à GNR, revelou que a tutela ficará com 70 por cento do produto da venda dos edifícios que alienar, quando até agora essas verbas passavam para o Tesouro nacional.

"As verbas que resultarem da alienação de património serão aplicadas, exclusivamente, na melhoria das esquadras da PSP e postos da GNR e na aquisição de mais meios para as forças de segurança", assegurou António Costa, que admitiu "a má qualidade" de muitas instalações daquelas duas forças policiais.

O membro do Governo entregou hoje 480 coletes balísticos, de um lote de 1600, cuja distribuição às forças de segurança ficará completa no final de Janeiro de 2006.

"A protecção dos agentes de autoridade é fundamental e é uma prioridade para o Estado", realçou António Costa, acompanhado pelo secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães.

António Costa considerou "demagogia" associar a entrega de novos coletes balísticos às forças de segurança com o homicídio, este mês, de um polícia no Algarve, realçando que o concurso para a aquisição desse material foi aberto em Setembro, tendo ainda sido antecedido de estudos técnicos durante alguns meses.

Fonte: www.publico.clix.pt e www.lusa.pt

Sem comentários: