terça-feira, dezembro 20, 2005

Morreu mais um recluso na cadeia de Custóias


A noite trouxe mais um cadáver à cadeia de Custóias, nos arredores do Porto. Tinha 43 anos, morreu ontem de madrugada e é já o terceiro recluso a falecer em circunstâncias idênticas, trancado na cela, em apenas três dias.

Todos eram viciados em heroína e partilhavam o tratamento diário por metadona. A mistura das duas substâncias é fatal, a droga nas prisões uma realidade – e há fortes suspeitas de overdose.

Um outro recluso, de 36 anos, escapou à morte, domingo à tarde. O facto de se ter “sentido mal” durante o dia permitiu-lhe ser “assistido a tempo”, adiantou ao CM Assunção Júdice, porta-voz da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP).

A versão oficial da DGSP aponta para “paragens cardiorespiratórias”, mas a morte por overdose não deixa de ser “uma hipótese” e o resultado das autópsias foi pedido “com a máxima celeridade” ao Instituto Nacional de Medicina Legal (INML).

Certo é que a PJ foi chamada ao Estabelecimento Prisional do Porto e investiga as três misteriosas mortes, entre as 05h00 de sexta e as 07h00 de ontem.

Fonte dos serviços prisionais garantiu que, “para já, não serão tomadas quaisquer medidas especiais de vigilância” aos reclusos, deixando claro que não foi feita nenhuma rusga para detectar droga. E isto apesar de mais de 150 dos 950 reclusos de Custóias serem dependentes de heroína e estarem sujeitos ao tratamento diário com metadona.

PRESOS DE RISCO

A metadona alivia a dependência física, mas persiste a psicológica – e a heroína ainda está disponível nas cadeias portuguesas, sendo muitas vezes oferecida por traficantes que não querem perder ‘clientes’. Em caso de mistura, a morte pode chegar “em segundos”, segundo o médico Luís Patrício, director do Centro de Reabilitação das Taipas.

Mas quando se fala em vigiar estes presos, esbarra-se na dura realidade – ou não fossem eles quase oito vezes mais do que a capacidade da Unidade Livre de Drogas da principal cadeia do Porto, com capacidade para 20 reclusos e não os 150 ali tratados com metadona. A prisão em si tem 950 reclusos para uma capacidade de 686.

Contactado pelo CM, o presidente do INML, Duarte Nuno Vieira, garantiu o resultado das autópsias “para os próximos dias”. “Falta conhecer os exames toxicológicos e histopatológicos do laboratório.” Mas no final, diz, “o esclarecimento será total”.

Por Henrique Machado, in www.correiomanha.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

nao devem vigiar os reclusos de custoias mas sim os guardas tive ai um filho que tambem nao morreu por overdose por sorte hoje esta noutro estabelecimento prisional e esta completamente diferente a sorte dele dele foi ter conseguido sair de custoias se nao ja estava morto esta quase a finalizar um curso profissional e espero que esteja livre em pouco tempo.
sempre que ia a custoias o visitar era mal tratado verbalmente pelos guardas ate parecia que nos tinhamos cometido algum crime o pessoal de guardas prisional de custoias nao tem o minimo de formacao para lidar com uma situacao destas tratam as visitas como marginais mas nao e assim porque ali cai filhos de muita gente boa talvez melhor doque os filhos do proprio responsavel pela cadeia (mas esta bem nao e o filho dele).
digam-me como e que a droga entra na cadeia:
nao sabem;e facil os guardas fecham os olhos a quem lhes interessa.porque?
os guardas sabem quem consome,quem vende,estao num num recinto de alta seguranca,onde controlam tudu menos a entrada da droga.
nao facam de nos parvos.
este pais e este sistema mete nojo em qualquer parte do mundo.
tenham um bocado de consciencia porque hoje sao os nossos filhos,amanha serao os vossos.
juca

Anónimo disse...

90% da droga que entra na cadeia é por parte das visitas.
Não é só o preso que é criminoso, tambem muitas familias o são e aproveitam os seus familiares estarem detidos para montarem uma rede de trafico de droga dentro da cadeia.
Não se esqueçam que quem apanha a droga nas cadeias são os Guardas Prisionais por isso é facil dizer que os Guardas são os culpados.
Já agora, fazem ideia qual a despesa de um recluso ao estado? Sabem qual é a vida deles dentro da cadeia? Acredito que a maioria nem sonha, eles têm mais direitos do que um cidadão que trabalha e paga impostos.
Muitos recludos até rendimento minimo recebem. looool
É uma vergonha õ que se passa nas cadeias, aquilo é um hotel do crime, eles entram a pesar 50kg, dentro de 1 ano e com muitas horas de ginasio ja estao com 80 e 90kg, para não falar das gangues que se criam.
Reinserção Social????? Aquilo pode ser tudo mas reinserção é que não é.