quinta-feira, dezembro 29, 2005

Lisboa-Dakar: Alta segurança antes do deserto


Para o SIS existe uma ameaça significativa no Lisboa-Dakar. A PSP não vai correr riscos e montou uma mega-operação para sábado.

Mais de 1300 elementos da PSP, incluindo operacionais das forças de elite, estão empenhados na operação de segurança do Lisboa-Dakar. O dispositivo, mais visível à medida que se aproxima o início da prova, vai estar na máxima força, no fim-de-semana, em Belém e em Portimão, quando a caravana arrancar a caminho do deserto. De acordo com um levantamento efectuado pelo Serviço de Informações e Segurança (SIS), a prova tem um grau de ameaça “significativo”, pela visibilidade, importância e pela presença de altas entidades em Portugal.

Segundo apurou o Correio da Manhã junto de fonte policial, do dispositivo previsto para a manhã da partida fazem parte elementos do Grupo de Operações Especiais (GOE), que terão por missão neutralizar a acção de possíveis ‘snipers’. Equipas de inactivação de explosivos e segurança no subsolo vão estar também na zona de Belém, tal como o Corpo de Intervenção.

“Trata-se de um evento de dimensão mundial, com convidados de primeira linha. A segurança não pode, de modo algum, ser descurada”, adiantou a fonte da PSP. “Há cinco anos, já em África, foi desmantelado um grupo que se preparava para realizar um atentado contra a caravana”, disse.

Todos os cuidados são poucos e, por isso, além dos elementos fardados, a PSP terá também na zona de partida dezenas de elementos ligados à investigação criminal e às informações, todos à civil. Da mesma foram vão estar os operacionais do Corpo de Segurança Pessoal, a quem caberá proteger as altas entidades que passarem por Belém.

A par da PSP, elementos de uma empresa de segurança privada vão estar também envolvidos no Lisboa-Dakar. A segurança das viaturas nos parques e dos convidados nas tribunas vai mobilizar 60 seguranças em Lisboa e 67 em Portimão.

Toda a operação policial em Lisboa será coordenada a partir de um posto de comando móvel instalado para o efeito no local. “Permitirá ainda a coordenação com o INEM e com os bombeiros”, adiantou o mesmo responsável da PSP. Junto ao Mosteiro dos Jerónimos, a polícia vai colocar também um posto móvel de atendimento, uma esquadra sobre rodas para atender todas as queixas. “Calculamos que passem pela zona vários milhares de pessoas”, referiu a fonte policial.

No Algarve, a PSP considera a festa de gala preparada no areal da Praia da Rocha como a fase mais crítica da operação. “Pelas personalidades esperadas, e por se tratar da noite de fim-de-ano, haverá segurança apertada.” Os homens do GOE, contra-‘snipers’, vão estar por perto e o Corpo de Intervenção de Faro vai ser reforçado com elementos de Lisboa.(...)

Leia o resto da notícia aqui.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: