domingo, março 11, 2007

Selo do carro físico deixa de existir


A partir de 2008 o selo do carro vai deixar de existir nos veículos. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, ao apresentar um conjunto de novas medidas sobre a reforma da tributação automóvel.

Estas medidas já foram entregues à Assembleia da República que deverá aprová-las para entrarem em vigor em Julho deste ano. Desse modo, este ano é o último em que o selo vai ser colado nos carros como prova de pagamento do Imposto Municipal sobre Veículos (IMV), devendo ser comprado entre o final da Primavera e o início do Verão.

Estas medidas prevêem que os vários impostos de circulação, como o IMV, Imposto de Camionagem e Impostos de Circulação para veículos comerciais, sejam substituídos pelo Imposto Único de Circulação (IUC). Em conferência de imprensa, Luis Laço, responsável pela Direcção Geral de Alfândegas e Impostos Especiais de Consumo referiu que o IUC vai passar a ser pago no mês de aniversário da viatura no site da Direcção-Geral de Impostos ou numa repartição de Finanças.

Outra das novas medidas diz respeito ao Imposto Automóvel, que vai ser substituído pelo Imposto sobre Veículos. Assim, os automóveis adquiridos a partir do próximo mês de Julho já são abrangidos com estas medidas, que prevêem ainda que 10% da tributação do Imposto sobre Veículos seja transferida para o IUC.

Fonte: iGOV

Sem comentários: