quinta-feira, março 29, 2007

Polícia Judiciária vai chefiar projecto internacional de combate à droga


A Polícia Judiciária (PJ) vai chefiar um projecto internacional de combate ao tráfico de droga, o qual contará com as polícias de mais seis países europeus e terá sede em Lisboa, a partir do próximo mês de Julho.

O projecto internacional chamado Centro de Análise e de Operações contra o Narcotráfico Marítimo (MAOC-N, na sigla em inglês) tem como objectivo coordenar, gerir e partilhar informação sobre tráfico de estupefacientes e organizar as operações conjuntas na área de influência dos vários países envolvidos.

As polícias envolvidas neste projecto são de Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Irlanda, Itália e Holanda, tendo como parceiros e observadores os Estados Unidos da América e a União Europeia (UE).

Os Estados Unidos participam através da Joint Interagency Task Force South, com sede na Florida, que tem parcerias de cooperação com organizações de segurança norte-americanas como os serviços secretos externos (CIA), o FBI, a Agência Anti-Droga (DEA) e a Agência Nacional de Segurança, entre outras.

UE participa através da Europol

A União Europeia participa através da Europol, que tem por missão a aplicação das leis da UE no âmbito do combate à criminalidade organizada.

Representantes das polícias destes países reuniram-se nos dias 20 e 21 deste mês, no Observatório Europeu da Droga, em Lisboa, onde a PJ foi escolhida para chefiar o projecto, ficando decidido instalar a sede do MAOC-N na capital portuguesa.

O edifício que vai albergar a sede do projecto não foi divulgado por razões de segurança, mas ficará instalado na zona ribeirinha de Lisboa, com obras já em andamento.

Recursos adicionais da Marinha e Força Aérea portuguesas

O arranque oficial deste gabinete de operações no combate à droga vai coincidir com o início da presidência portuguesa da UE, que começa no segundo semestre deste ano.

Os meios operacionais que o MAOC-N terá à sua disposição pertencem aos sete países europeus envolvidos no projecto e englobam recursos adicionais da Marinha e Força Aérea portuguesas, estes já utilizados em operações levadas a cabo actualmente pela PJ.

Em Portugal foram apreendidos no ano passado 34.476 quilos de cocaína, 8587 de "cannabis" e 144 quilos de heroína.

in
PUBLICO.PT
(Foto: Sérgio Azenha/Público)

Sem comentários: