quinta-feira, março 29, 2007

Criminalidade subiu 2% em 2006


O Relatório de Segurança Interna vai ser hoje apresentado pelo Governo, mas num cenário de agravamento da realidade criminal da ordem dos 2%, segundo soube o JN. O documento será publicitado depois de apresentado ao Conselho de Ministros.

O Relatório, que se reporta a 2006, é elaborado pelo Gabinete Coordenador de Segurança, com base na informação prestada pelas várias forças de segurança e de investigação criminal e, comparativamente com os dados de 2005, constata um aumento de 2%, se bem que o item mais gravoso acabe por ser o de roubo na via pública, também na mesma ordem de grandeza. Os dados mais preocupantes verificaram-se no primeiro semestre de 2006, tendo ocorrido um decréscimo no segundo semestre, insuficiente, porém, para produzir resultados menos gravosos na estatística do Gabinete Coordenador de Segurança.

A apresentação do Relatório vai ser feita pelo secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, por ausência em férias do ministro António Costa, e vão ser também mostrados dados comparativos da evolução da criminalidade participada num período de 10 anos, o que acontecerá pela primeira vez.

Prevista está também a apresentação de um conceito e sentimento de vitimização em Portugal, numa relação com a realidade europeia.


in Jornal de Notícias.

Sem comentários: