quinta-feira, março 15, 2007

Metade da população prisional portuguesa pratica desporto


"Mais de seis mil reclusos praticam desporto nos estabelecimentos prisionais onde estão a cumprir pena, número que representa 49% da população prisional em Portugal, segundo um inquérito realizado pela Direcção-Geral dos Serviços Prisionais realizado em 2006.

De acordo com o mesmo inquérito 37% dos reclusos, isto é 4544 reclusos, praticam regularmente actividades desportivas. Por regularmente entende-se no mínimo duas vezes por semana.

Estes dados revelam que o número de reclusos praticantes de desporto em meio prisional é superior à média nacional – 23% –, segundo dados do Instituto Nacional de Formação e Estudos do Desporto.

A propósito da crescente relevância que a prática de actividades físicas e desportivas no meio prisional tem vindo a assumir, decorre até dia 13 de Abril no "Espaço Justiça", no Ministério da Justiça, na Praça do Comércio, em Lisboa, uma exposição subordinada ao tema "Desporto Prisional", que pretende divulgar a realidade desportiva prisional através do recurso a imagens e quadros informativos.

A exposição pretende ser um ponto de partida para a divulgação externa de uma área de intervenção menos conhecida, mas que envolve quase metade da população prisional.

As actividades físicas com maior número de praticantes são o futsal, a ginástica de manutenção, a musculação e o remo indoor. Mas existem torneios competitivos nacionais e regionais de futsal, remo indoor e voleibol, envolvendo anualmente centenas de reclusos, com o apoio técnico das respectivas Federações Nacionais e Associações Regionais.

Os estabelecimentos prisionais regionais de Aveiro, Braga e Felgueiras e o estabelecimento prisional central da Izeda detêm a maior percentagem de praticantes a nível nacional.

Além de ocupar os tempos livres e criar espaços de descompressão, a actividade física, desempenha um papel fundamental na promoção de estilos de vida saudáveis e contribui para o objectivo fulcral do tratamento penitenciário que é o da reinserção dos indivíduos na sociedade.


Gabinete de Imprensa

15 de Março de 2007"

Fonte: Ministério da Justiça

Sem comentários: