terça-feira, setembro 19, 2006

Em busca do tal...PERFIL!


O primeiro-ministro deverá propor hoje, oficialmente, ao Presidente da República o nome para suceder a Souto Moura, depois de ontem ter ouvido os principais partidos. As agendas quer de José Sócrates quer de Cavaco Silva poderão ter precipitado o processo de decisão.

Sócrates parte amanhã para Nova Iorque, onde discursará na sessão de abertura da 61.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, regressando no sábado. O Presidente, por sua vez, inicia segunda-feira uma visita oficial a Espanha, que termina dia 28 de Setembro.

O primeiro-ministro não quis, no entanto, ir a Belém sem antes auscultar as principais forças políticas. Durante a tarde de ontem, passaram por São Bento os responsáveis dos quatro principais partidos.

Esses encontros não foram contudo publicitados. "A terem existido essas conversas, elas decorreram à margem da agenda oficial do primeiro-ministro", disse ao PÚBLICO um assessor de José Sócrates, alegando que se trataram de conversas "privadas".

Os próprios partidos pareciam, num primeiro momento, renitentes em confirmar essas audiências. No caso do PSD, o mistério prolongou-se até ao fim do dia. O PÚBLICO acabou por confirmar a presença em São Bento de Marques Mendes, do PSD, Ribeiro e Castro, presidente do CDS, Francisco Louçã, do BE, e de Francisco Lopes, membro da comissão política do PCP.

De acordo com declarações dos líderes feitas ao PÚBLICO, "não foram discutidos nomes", mas apenas o "perfil" ideal para ocupar o cargo. Ribeiro e Castro mostrou-se ainda assim "satisfeito", referindo que a diligência vai ao encontro daquilo que o CDS-PP já vinha reclamando desde 23 de Agosto.

Também Francisco Louçã aplaudiu a iniciativa, tendo comunicado a Sócrates a necessidade de o Ministério Público continuar a ser "autónomo" relativamente ao poder político.

Por Leonete Botelho, Ricardo Dias Felner e Fernanda Ribeiro, in PUBLICO.PT
(Foto: Pedro Cunha/PÚBLICO (Arquivo))

Sem comentários: