segunda-feira, setembro 18, 2006

Comemorações dos 80 anos da Ordem dos Advogados


Este ano a Ordem dos Advogados Portugueses completa 80 anos. Criada em 1926, pelo Decreto n.º 11 715, de 12 de Junho, a Ordem dos Advogados teve origem na Associação dos Advogados de Lisboa, cujos Estatutos datam de 1838.
A comemoração destes 80 anos assume especial relevância, não só para todos os Advogados, como para o sistema judiciário e para os cidadãos.
A comemoração dos 80 Anos da Ordem dos Advogados dará lugar a uma série de iniciativas que estão a ser preparadas, e que serão organizadas pelos Conselhos Distritais e pelas Delegações, conforme consta do Programa que aqui se divulga. A Cerimónia Solene de Comemoração do 80º Aniversário decorrerá em Coimbra, a 30 de Setembro.
Este ano também se completam 70 Anos sobre o falecimento do primeiro Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Vicente Rodrigues Monteiro. Em 1926 o Dr. Vicente Rodrigues Monteiro, então Presidente da Associação dos Advogados de Lisboa, foi incumbido pelo Ministro da Justiça de criar a Ordem dos Advogados, tornando-se no primeiro Bastonário, no triénio de 1927-1929.
Trata-se de um ano de especial relevo para a nossa Ordem, pelo que se apela à participação dos Colegas nos eventos que serão integrados nestas comemorações.
Fonte: Ordem dos Advogados

Sem comentários: