sábado, outubro 28, 2006

Tribunal de contas diz quanto poupa


Os contribuintes vão passar a saber quanto o Estado poupa com a acção fiscalizadora do Tribunal de Contas. Esta possibilidade está a ser estudada pela instituição presidida por Guilherme d’ Oliveira Martins.

«Estamos a estudar, seguindo a experiência do National Audit Office (congénere inglês do Tribunal de Contas), metodologias para apresentar aos contribuintes quais as poupanças geradas pela acção fiscalizadora do Tribunal», adiantou ao SOL o presidente do Tribunal de Contas.

Entretanto, na próxima terça-feira, data em que se celebra o Dia Mundial da Poupança, o Tribunal de Contas vai promover uma conferência intitulada: «Ajudar o Estado e a Sociedade a Gastar Melhor».

Neste evento, que tem como oradores principais Guilherme d’Oliveira Martins e o professor Manuel Porto, da Universidade de Coimbra, o Tribunal de Contas pretende «proceder ao levantamento de boas práticas relativas a contratação pública, de forma a demonstrar que é possível cumprir prazos e cláusulas contratuais sem recurso a trabalhos a mais».

A instituição desempenha assim, uma função pedagógica, no sentido de apontar quais os procedimentos e métodos adequados para a utilização do dinheiro dos contribuintes.

in SOL

Sem comentários: