sábado, outubro 07, 2006

Cartas electrónicas muito enganadoras


Existem mil e umas maneiras de extorquir dinheiro, mas as burlas realizadas através do e-mail têm vindo a aumentar de ano para ano.

Estas burlas adoptam abordagens mais directas e personalizadas. O «Diário Económico» fez um levantamento das mais usadas que reproduzimos.

Segundo este jornal, o email é actualmente a ferramenta mais utilizada nestes tipos de fraude, até porque ultrapassa fronteiras de forma quase imediata.

A Federal Trade Comission (FTC), referem, foi o primeiro organismo de defesa ao consumidor que alertou para as vigarices mais frequentes que se podem fazer através da caixa electrónica. Segundo este organismo existem alguns padrões que são mais utilizados e conseguem ser detectados quase imediatamente.

Um dos esquemas mais utilizados para extorquir dinheiro é através das chamadas promoções de férias. Os consumidores pagam a promoção e vão usufruir de umas férias de sonho. Só que em vez do hotel de luxo, deparam-se com uma residencial abaixo de qualquer classificação ou acabam mesmo a dormir na rua. Já em relação aos cruzeiros, em vez de um paquete de luxo, o que encontram são umas barcaças de quinta categoria.

Oportunidade de.... ficar sem nada

A chamada oportunidade de «ouro», descreve o «Diário Económico». Normalmente, a mensagem divulga uma ocasião única de lançar um negócio lucrativo, mas que implica pouco esforço. Bom demais para ser verdade, não acha? Os pormenores do negócio são escassos e a actividade proposta é quase sempre tecnológica ou aproveita as imensas possibilidades da Internet. Segundo a FTC, estes negócios «escondem normalmente um esquema de venda em pirâmide não só proibido por lei como destinado ao fracasso».

Com certeza que já viu e já recebeu algum e-mail a dizer «Trabalhe a partir de casa e receba 1000 euros por mês». Acredite que você vai mesmo trabalhar, mas terá de pagar primeiro e arranjar os seus clientes. Este tipo de burla é direccionado a pessoas desocupadas ou que querem exercer uma actividade que dê proveitos extra.

Dietas e curas milagrosas

As dietas e curas milagrosas são dos esquemas mais enganadores. Aproveitam-se do facto das pessoas estarem fragilizadas, para vender qualquer tipo de produto milagroso: Para as convencer utilizam testemunhos de médicos ou doentes que por «obra e graça do espírito santo» foram curados. O melhor de tudo é que estes e-mails prometem a cura, sem que para isso haja esforço físico nem restrições alimentares. Acredite que não há dieta sem esforço nem curas milagrosas.

Produtos financeiros que enriquecem

Muitas são as propostas que garantem lucros substanciais em operações cambiais, transferências internacionais e aplicações financeiras. Os e-mails que garantem rendimentos sem esforço são mais que muitos. Mas será que realmente é possível ficar rico desta forma? Tenha cuidado antes de confiar as suas poupanças a uma corretora que lhe envia propostas simplesmente por e-mail.

Gadgets que nunca chegam

Se costuma perder a cabeça por gadgets, tenha cuidado com as promessas de ofertas de produtos. Nas ofertas de produtos grátis é proposto ao interessado que ganhe computador, impressoras, telemóveis e PDA, uma vez que foi «especialmente seleccionado». Azar o seu, pois para ganhar terá que pagar uma pequena quantia simplesmente para aderir e arranjar um certo número de outras vítimas. Depois é aguardar para ver se as suas «vítimas» vão aderir. Só nessa altura, se calhar, é que irá receber o produto. Normalmente estes esquemas são travados pelas autoridades antes de você tenha tempo de receber algum produto, conclui o jornal.

Fonte: Agência Financeira

Sem comentários: