quarta-feira, outubro 04, 2006

IBA debate em Chicago a advocacia internacional


Realizou-se na passada semana, nos E.U.A., na cidade de Chicago, a conferência anual da IBA (International Bar Association).

A IBA é a organização mundial para advogados que conta com mais de 30.000 associados, onde se inserem ainda 195 ordens profissionais e Sociedades de advogados. Dois grandes sectores dividem a IBA:
1. Exercício da Advocacia e;
2. Interesses Públicos e Profissionais dos Advogados.

O principal objectivo da IBA é influenciar o desenvolvimento e promoção de legislação internacional, incentivar o desenvolvimento do exercício da profissão de advogado a nível mundial, fomentar contactos e ligações profissionais bem como promover a partilha de conhecimentos e experiências vividas nas diferentes jurisdições existentes.

A International Bar Association não se esgota neste projecto, e desenvolve igualmente um papel fundamental na defesa dos direitos humanos, (IBA Human Rights Institute, HRI, cujo o seu Presidente Honorário é Nelson Mandela), e é actualmente uma das instituições mais importantes nesta área. No que diz respeito à aplicação da lei, o HRI tem acompanhado e desenvolvido diversas iniciativas na aplicação da lei internacional tais como em Timor Leste, Afeganistão, Iraque, Zimbabwe e outras. Tais iniciativas têm sido promovidas através de acções de formação no mundo inteiro.

A conferência deste ano foi a maior realizada até há data, contando com 3.880 advogados participantes, pertencentes a cerca de 150 países. Contou com a realização de mais 150 “Workshops” versando sobre as mais diversas matérias e interesses.

Portugal, esteve representado na conferência por cerca de 20 Advogados. De entre os participantes portugueses na Conferência estiveram presentes representantes da Sociedade Antas da Cunha, Ferreira & Associados.Referem o “Workshop” com o tema “Liderança nas Sociedade de Advogados” - Como maximizar e potenciar a sua Sociedade de forma a transformar uma “boa” Sociedade em “excelente”, a qual contou com um painel de Oradores de prestígio internacional, tais como “Chairmans” das maiores sociedades de advogados mundiais, além de um docente pertencente a Harvard Bussiness School.

Carlo Ferreira, Advogado e representante da Sociedade na Conferência, destaca a característica comum aos oradores, em partilhar as suas experiências práticas com os participantes, na liderança de sociedades, designadamente, relatando a importância de existir uma estratégia que desenvolva a cultura da sociedade, a sua sustentabilidade no desenvolvimento e consequente aumento dos seus proveitos económicos.

Fernando Antas da Cunha, Advogado da mesma Sociedade também participante na Conferência, refere ainda o especial interesse das conferências realizadas no âmbito do Direito da Propriedade Industrial e as organizadas pelo Comité dos Jovens Advogados, nas quais foram transmitidas àqueles, qual o timing e como iniciar as suas próprias sociedades como forma de incentivo.

Nesta conferência, os representantes da Sociedade tiveram ainda o privilégio de participar na Conferência de Direito Comercial e Societário, e no final, incentivados pelos oradores, distribuíram-se pelas várias mesas existentes, onde foram lançados desafios aos Delegados, no sentido de criar novas formas de relacionamento contratual entre os advogados pertencentes aos vários países. Foram ainda realizadas conferências abordando temas actuais e relevantes, nomeadamente, Direito Criminal, Direito Marítimo e da Aviação, Arbitragem, Direito dos Seguros, Mercados Emergentes, Franchising, Imobiliário, Insolvências e Direito Fiscal.

Em suma, a International Bar Association e a organização que envolveu toda a Conferência, é merecedora de grande prestígio, não só pelo seu interesse cientifico, mas também pelos diversos eventos sociais organizados que proporcionam aos participantes uma componente lúdica e propícia ao estabelecimento de contactos internacionais. Ainda de referência obrigatória, o Jantar de Abertura, realizado no Museu de História Natural de Chicago com a oportunidade para os participantes, de visita guiada ao museu e ainda o inesquecível e exclusivo concerto proporcionado pela Orquestra Sinfónica de Chicago, uma das mais conceituadas a nível mundial. Por todas estas razões aguarda-se com igual expectativa o próximo congresso, que realizará na cidade de Singapura, em Outubro de 2007.

in Diário Económico

Sem comentários: