Milhares de portugueses circulam nas estradas do país com sistemas de navegação GPS que detectam radares de velocidade, fixos e móveis, da Brigada de Trânsito (BT), e pontos de controlo de alcoolemia e de documentação da GNR.
A maior base de dados que fornece coordenadas de localização àqueles equipamentos foi construída por Júlio Rocha, um automobilista de Vouzela.
Até ontem, com a colaboração de milhares de condutores, 421 radares de velocidade e pontos de controlo estavam identificados. E todos os dias os sistemas de navegação são actualizados com novas informações disponibilizadas pela base de dados, acessível pela Internet na página do portal www.portalppc.com, no tópico fórum GPS, sítio PDI's - Radares e Controlo, que já foi visitado por 63.935 pessoas em Portugal (número apurado ontem), em menos de um ano, porque só começou a ser construído em Dezembro de 2005.
"O objectivo da identificação e localização dos radares, possibilitada pelos GPS, através das coordenadas fornecidas pela nossa base de dados, não é incentivar o não cumprimento das regras de trânsito, é antes prevenir os condutores, dando-lhes toda a informação para que não sejam multados", explica Júlio Rocha, que além de criador da página é também o moderador do fórum virtual e responsável pela sua manutenção.
Ali, os visitantes, depois de se registarem, podem participar nas conversas, tirando dúvidas sobre a aplicação e o funcionamento do sistema ou colaborando na localização dos radares de velocidade que conhecem. Essa informação, prestada por milhares de condutores anónimos de todo o país, e facultada depois de forma inteiramente grátis ("o seu uso comercial é proibido") para a base de dados, pode ser utilizada e instalada nos GPS.
"Sou técnico e faço assistência na zona Norte e Centro do país. Passo a maior parte do dia a andar de carro e já adicionei vários (mais de 20) radares de velocidade no meu TomTom Navigator", escreve no fórum um dos 10 mil membros já registados no portal.
O TomTom Navigator é um dos cinco softwares de navegação, líderes de mercado, já testados com sucesso nos GPS. Os outros são Destinador 6, Navigon Mobile Navigator 5, Route 66 Navigate 7 e o IGO 2006.
"Sou de Lisboa e estou interessado em contribuir com a localização de radares. Podem-me explicar como tiro as coordenadas de um determinado ponto? Chego ao possível local onde se encontra o radar, ligo o Destinator ou outro software de navegação e depois? E depois como faço para vos enviar?", pergunta outro membro do fórum.
A resposta surge pouco tempo depois e é dada pelo moderador ou por qualquer outro interveniente esclarecido. "Para mim, a forma mais fácil é usares o POI Warner. Carregas numa tecla de hardware do teu PDA à função Record POI. Assim, quando passas por um local com radar, pressionas o botão do PDA. Não necessitas de parar porque as coordenadas que ficam gravadas são as que foram capturadas no momento em que carregaste no botão", responde um membro.
RadaresSite revela localização
GPS compram-se até nos hipermercados
Um equipamento de navegação GPS (Global Positioning System) pode ser adquirido nos hipermercados. O preço varia conforme o modelo e o software incorporado, mas por menos de 300 euros já se adquire um. Um topo de gama pode chegar aos 800 euros ou mais.
Equipamento recebe sinal dos satélites
O sinal dos satélites é recebido pelo GPS através de uma antena ou de um ship incorporado no aparelho. Para localizar um ponto e as suas coordenadas (latitude e longitude), são sempre precisos dois satélites. Há alturas em que o equipamento pode estar a receber informação de nove ou mais satélites. A margem de erro da localização de um ponto é mínima.
Satélites em órbita a 20 mil km da terra
O Sistema GPS é actualmente composto por 24 satélites activos e três de reserva, colocados numa órbita a 20 mil quilómetros de altitude, e distribuídos por seis planos orbitais diferentes para que qualquer ponto da superfície da Terra esteja, em qualquer momento, em linha de vista.
Avisos de alerta podem ser dados em voz
O sistema montado nos GPS que detectam a aproximação dos radares de velocidade ou de um qualquer ponto de controle de alcoolemia ou de identificação, alerta os automobilistas de variadíssimas formas. Por voz é só uma delas. E a voz pode ser até a da Amália Rodrigues. O alerta pode ainda ser dado e ouvido por outros sons, imagens, símbolos e desenhos no monitor do GPS.
Por Rui Bondoso, in JN Online
A maior base de dados que fornece coordenadas de localização àqueles equipamentos foi construída por Júlio Rocha, um automobilista de Vouzela.
Até ontem, com a colaboração de milhares de condutores, 421 radares de velocidade e pontos de controlo estavam identificados. E todos os dias os sistemas de navegação são actualizados com novas informações disponibilizadas pela base de dados, acessível pela Internet na página do portal www.portalppc.com, no tópico fórum GPS, sítio PDI's - Radares e Controlo, que já foi visitado por 63.935 pessoas em Portugal (número apurado ontem), em menos de um ano, porque só começou a ser construído em Dezembro de 2005.
"O objectivo da identificação e localização dos radares, possibilitada pelos GPS, através das coordenadas fornecidas pela nossa base de dados, não é incentivar o não cumprimento das regras de trânsito, é antes prevenir os condutores, dando-lhes toda a informação para que não sejam multados", explica Júlio Rocha, que além de criador da página é também o moderador do fórum virtual e responsável pela sua manutenção.
Ali, os visitantes, depois de se registarem, podem participar nas conversas, tirando dúvidas sobre a aplicação e o funcionamento do sistema ou colaborando na localização dos radares de velocidade que conhecem. Essa informação, prestada por milhares de condutores anónimos de todo o país, e facultada depois de forma inteiramente grátis ("o seu uso comercial é proibido") para a base de dados, pode ser utilizada e instalada nos GPS.
"Sou técnico e faço assistência na zona Norte e Centro do país. Passo a maior parte do dia a andar de carro e já adicionei vários (mais de 20) radares de velocidade no meu TomTom Navigator", escreve no fórum um dos 10 mil membros já registados no portal.
O TomTom Navigator é um dos cinco softwares de navegação, líderes de mercado, já testados com sucesso nos GPS. Os outros são Destinador 6, Navigon Mobile Navigator 5, Route 66 Navigate 7 e o IGO 2006.
"Sou de Lisboa e estou interessado em contribuir com a localização de radares. Podem-me explicar como tiro as coordenadas de um determinado ponto? Chego ao possível local onde se encontra o radar, ligo o Destinator ou outro software de navegação e depois? E depois como faço para vos enviar?", pergunta outro membro do fórum.
A resposta surge pouco tempo depois e é dada pelo moderador ou por qualquer outro interveniente esclarecido. "Para mim, a forma mais fácil é usares o POI Warner. Carregas numa tecla de hardware do teu PDA à função Record POI. Assim, quando passas por um local com radar, pressionas o botão do PDA. Não necessitas de parar porque as coordenadas que ficam gravadas são as que foram capturadas no momento em que carregaste no botão", responde um membro.
RadaresSite revela localização
GPS compram-se até nos hipermercados
Um equipamento de navegação GPS (Global Positioning System) pode ser adquirido nos hipermercados. O preço varia conforme o modelo e o software incorporado, mas por menos de 300 euros já se adquire um. Um topo de gama pode chegar aos 800 euros ou mais.
Equipamento recebe sinal dos satélites
O sinal dos satélites é recebido pelo GPS através de uma antena ou de um ship incorporado no aparelho. Para localizar um ponto e as suas coordenadas (latitude e longitude), são sempre precisos dois satélites. Há alturas em que o equipamento pode estar a receber informação de nove ou mais satélites. A margem de erro da localização de um ponto é mínima.
Satélites em órbita a 20 mil km da terra
O Sistema GPS é actualmente composto por 24 satélites activos e três de reserva, colocados numa órbita a 20 mil quilómetros de altitude, e distribuídos por seis planos orbitais diferentes para que qualquer ponto da superfície da Terra esteja, em qualquer momento, em linha de vista.
Avisos de alerta podem ser dados em voz
O sistema montado nos GPS que detectam a aproximação dos radares de velocidade ou de um qualquer ponto de controle de alcoolemia ou de identificação, alerta os automobilistas de variadíssimas formas. Por voz é só uma delas. E a voz pode ser até a da Amália Rodrigues. O alerta pode ainda ser dado e ouvido por outros sons, imagens, símbolos e desenhos no monitor do GPS.
Por Rui Bondoso, in JN Online
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