quinta-feira, maio 18, 2006

Governo aprova hoje sistema que unifica comunicações de emergência


O Conselho de Ministros aprova hoje uma proposta para a criação do Sistema Integrado de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), que permitirá às diferenças forças de segurança comunicarem via rádio entre si em acções conjuntas.

Segundo o subsecretário de Estado da Administração Interna, Fernando Rocha Andrade, o novo sistema será aplicado "de forma faseada ao longo de três anos", sendo que na primeira fase está previsto que o sistema entre em funcionamento na região de Lisboa ao fim de sete meses.

O SIRESP irá abarcar serviços de sete ministérios diferentes e será utilizado tanto por forças de segurança, como a PJ, PSP, GNR, guardas florestais e guardas prisionais, como por corpos de bombeiros, funcionários do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e do Instituto de Conservação da Natureza.

O processo para adjudicação do SIRESP foi iniciado pelo Governo PSD/CDS-PP de Durão Barroso em Junho de 2003, tendo o Executivo de Pedro Santana Lopes adjudicado o concurso a 23 de Fevereiro de 2005, três dias depois das eleições legislativas que deram a maioria absoluta ao PS.

Com base num parecer da Procuradoria-Geral da República, o ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, mandou anular a adjudicação que depois decidiu renegociar com o único consórcio concorrente.O consórcio que concorreu ao fornecimento do SIRESP para o Estado Português é constituído pela Motorola, Portugal Telecom e Sociedade Lusa de Negócios.


in Público

Sem comentários: