segunda-feira, novembro 13, 2006

Repressão da liberdade de expressão


Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgaram uma lista com o nome de 13 países «inimigos da Internet». E que consiste nos nomes dos países que os RSF consideram reprimir a liberdade de expressão no uso desta tecnologia.

Segundo a organização, 61 pessoas foram presas (52 só na China) por divulgar na internet conteúdo considerado subversivo. «Ninguém deve ser impedido de divulgar notícias na internet ou de escrever em um blog», disse um responsável da RSF à agência Associated Press.

O Egipto entrou este ano na lista devido à sua posição contra blogues e respectivos autores, que só este ano, já originou a detenção de três internautas naquele país.

Já o Nepal, a Líbia e as Maldivas parecem ter resgistado melhorias neste domínio e já não integram o grupo dos «inimigos da internet».

A lista é publicada todos os anos, mas desta vez, a Organização de repórteres organizou uma votação online para que os utilizadores também escolhessem os países mais repressores.

Quem visitar o site da RSF (http://www.rsf.org), para votar, poderá também deixar uma mensagem aos fundadores do Yahoo, que têm ajudado o governo chinês a bloquear acessos a algumas páginas.

Muitos dos países da lista constam também nos registos dos que não respeitam os direitos humanos, tal como a China e Birmânia.

Os inimigos

1 -Bielo-Rússia
2 - Birmânia
3 - China
4 - Cuba
5 - Egipto
6 - Irão
7 - Coreia do Norte
8 - Arábia Saudita
9 - Síria 10 - Tunísia
11 - Turquemenistão
12 - Uzbequistão
13 - Vietname

Fonte: Portugal Diário

Sem comentários: