sexta-feira, novembro 10, 2006

Transacções bancárias suspeitas ascendem aos 17 milhões


A Polícia Judiciária (PJ) tem vindo a apertar o cerco à prática de branqueamento de capitais. Segundo o director da PJ, Alípio Ribeiro, as transacções bancárias suspeitas no primeiro semestre de 2006, rondaram os 17,2 milhões de euros, um aumento significativo em relação a 2005, em que ficou nos 3,7 milhões de euros.


A Polícia Judiciária detectou ao longo do ano anterior 200 infracções cometidas das quais 116 diziam respeito à fraude bancária. Já nos primeiros seis meses do ano, as infracções cometidas rondam as 116, em que 60 dizem respeito a fraude bancária.

No âmbito de combate ao branqueamento de capitais, a PJ tem também vindo a pedir informações a outras entidades internacionais e vice-versa. Durante 2005, a polícia portuguesa recebeu 104 pedidos de esclarecimento e solicitou 173. Em relação ao primeiro semestre do ano, recebeu 47 pedidos e solicitou 160.

Harmonizar sistemas jurídicos nos bancos, esclarecer princípios comuns de actuação e alargar medidas preventivas a novos operadores, são algumas das sugestões de Alípio Ribeiro para tornar mais eficaz a prevenção do branqueamento de capitais.

Por Sónia Peres Pinto in
Agência Financeira.

Sem comentários: