sexta-feira, setembro 08, 2006

Sócrates apela à adesão de outros partidos ao pacto para a justiça


O primeiro-ministro, José Sócrates, saudou hoje o acordo assinado entre o PS e o PSD para a reforma da justiça, salientando que reflecte as "reformas inscritas no programa do Governo", deixando agora um apelo à adesão de outros partidos a este pacto.

"É um acordo muito importante porque as propostas que vão ser apresentadas pelo grupo parlamentar do PS dizem respeito às questões basilares do estado de Direito", afirmou José Sócrates numa declaração, ao lado do líder do PSD, Luís Marques Mendes, na residência oficial de São Bento, após a assinatura do acordo.

O primeiro-ministro e líder do PS fez ainda um apelo aos restantes partidos com assento parlamentar para aderirem a este consenso: "Gostaria, se for esse o seu desejo, de ver outros grupos parlamentares associados a esta reforma. Quanto maior o consenso tanto melhor para a Justiça e para Portugal".

Por sua vez, Marques Mendes classificou de "histórico" o acordo entre Governo e sociais-democratas, salientando que o pacto é "para durar mais de uma legislatura". "É um acordo histórico. Trata-se da primeira vez na história da democracia portuguesa que se celebra um acordo desta natureza", afirmou o dirigente do PSD.

Para Marques Mendes, este é um acordo "para durar mais de uma legislatura, independentemente das normais mudanças de Governo" e "uma nova forma de fazer política, com menos egoísmos partidários e maior sentido do interesse nacional".


Fonte: Lusa e PUBLICO.PT

Sem comentários: