sábado, julho 28, 2007

Mapa judiciário refeito gradualmente em 2008

O projecto da reforma da segurança interna vai estar concluído até final de Setembro. A garantia foi dada, ontem em Leiria, pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, no final de uma reunião que manteve com todos os governador civis do país e na qual participou também o ministro da Justiça.

Rui Pereira reiterou que a reforma prevê a criação de um novo cargo, o secretário -geral do sistema de Segurança Interna, que passará a estar equiparado a um secretário de Estado. Mas a nomeação deste responsável não será política, garantiu "Uma escolha política ou partidária está fora de causa".

Já Alberto Costa, fez aos governadores civis o ponto de situação do novo mapa judiciário do país, cujos trabalhos de preparação "estão muito avançados", e que não obrigará ao fecho de tribunais. As alterações serão introduzidas de forma gradual, disse, devendo ser seleccionadas zonas do país como experiências-piloto das medidas.

Para os próximos meses estão já agendadas novas reuniões, a próxima em Bragança, nas quais os titulares das várias pastas pretendem elucidar e pedir a colaboração dos governadores civis sobre as mudanças previstas para o país. "Eles são os provedores das populações", explicou o MAI.

in
Jornal de Notícias.

Sem comentários: