terça-feira, julho 10, 2007

Combate ao terrorismo junta chefes de polícias da UE em Óbidos

A definição de estratégias comuns para combater o terrorismo e o crime organizado e transfronteiriço é o principal ponto em agenda na reunião da "Troika Alargada de Chefes de Polícia da União Europeia", que começou hoje na Praia d´el Rei, Óbidos.

A reunião, que decorre à porta fechada, conta com a presença de 30 representantes de Polícias europeias, do Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia (UE) e representantes da Comissão Europeia, bem como responsáveis da Europol e da Interpol.

O encontro de trabalho visa sobretudo a "partilha e definições de estratégias operacionais no combate ao crime, através da distribuição da informação", afirmou à agência Lusa Max-Peter Ratzel, director da Europol, antes do início da reunião.

De acordo com Max-Peter Ratzel, o contributo da Europol nesta estratégia "passa por um sistema de armazenagem e partilha de dados pelos Estados Membros, onde é distribuída informação de pessoas e de potenciais situações de risco, na língua materna de cada Estado".

Outra das estratégias a definir hoje em Óbidos "será a forma de antecipar e prevenir o crime, ou seja como travar e conter as organizações criminosas internacionais a todos os níveis", acrescentou.

O presidente da "Troika Alargada de Chefes de Polícia da UE" é o tenente-general Mourato Nunes, da GNR, que considerou a reunião "da maior importância".

"Vai definir as grandes linhas operacionais e estratégicas para o futuro da segurança na União Europeia", explicou.

O responsável português sublinhou ainda que "importa aprofundar a relação das polícias ao grupo FRONTEX [Agência Europeia de Gestão de Fronteiras], da União Europeia, com recurso a tecnologia geoespacial via satélite", mas sempre "salvaguardando os direitos, liberdades e garantias e a privacidade dos cidadãos".

Esta Task Force reporta ao Conselho de Justiça e Assuntos Internos da União e tem como objectivo principal a troca de informação transfronteiriça e a cooperação operacional entre polícias, alfândegas e Europol.

O grupo avalia também a ameaça da criminalidade organizada, em todas as vertentes, droga, crimes económicos e tráfico de pessoas, além da contingência e da coordenação de respostas operacionais ao terrorismo e de planos de acção.

O primeiro encontro da Task Force dos chefes de polícia ocorreu em Abril de 2000.

A delegação Portuguesa é composta pelo presidente da "Troika", tenente-general Mourato Nunes, pelo Director Nacional da Policia Judiciária, Alípio Ribeiro, o Director Nacional da Polícia de Segurança Pública, Orlando Romano, e pelo general Carlos Chaves, em representação da GNR.

A reunião, num hotel da Praia d´el Rey, decorre sob fortes mas discretas medidas de segurança, num dispositivo quer marítimo quer terrestre.

in
PUBLICO.PT

Sem comentários: