sábado, julho 07, 2007

Funcionários de investigação criminal "envergonhados" com desvio de cem mil euros

Os funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária (PJ) lamentaram hoje o desaparecimento de cem mil euros apreendidos durante operações contra redes de tráfico de droga, considerando que a situação "envergonha" os trabalhadores da instituição.

"Lamentamos esta situação que mancha o nome da instituição e envergonha as pessoas que trabalham na Polícia Judiciária", afirmou Carlos Anjos, presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da PJ (ASFIC/PJ).

De acordo com a edição de hoje do semanário “Expresso”, uma coordenadora de investigação criminal, três inspectores-chefe e 17 inspectores da Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes da PJ estão a ser alvo de dois inquéritos-crime e de dois processos disciplinares na sequência do desaparecimento daquela quantia.

A ASFIC acrescenta que o único motivo de satisfação é ter sido a própria PJ a detectar a irregularidade, o que significa que "os sistemas de controlo interno funcionam".

"O processo está a decorrer no departamento anti-corrupção e esperamos resultados o mais rapidamente possível e que os culpados sejam punidos", acrescentou o responsável.

Entretanto, o director nacional da PJ, Alípio Ribeiro, ordenou uma sindicância a toda a Direcção Central de Investigação ao Tráfico de Estupefacientes. O ministro Alberto Costa autorizou que a sindicância fosse realizada pela Inspecção-Geral dos Serviços da Justiça.

"Esperamos que com essa medida se dissipem todas as dúvidas sobre o funcionamento do departamento", concluiu o presidente da ASFIC/PJ.

in
PUBLICO.PT

Sem comentários: