sábado, julho 07, 2007

80 mil euros somem da PJ

Mais de 80 mil euros desapareceram, no final de Maio deste ano, da Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE) e ninguém sabe onde estão.

O caso está a ser investigado pelo Ministério Público e terá sido o responsável daquela unidade da PJ, José Brás, a detectar e denunciar o caso.

O dinheiro que desapareceu resultou de duas operações de combate ao tráfico que foram lideradas pela 2.ª Secção da DCITE, cuja coordenadora é há oito meses Ana Paula, uma efectiva da PJ com um vasto registo de detenções na área do furto, roubo e de combate à pedofilia.

Foi ela quem liderou as investigações ao caso do Parque, na década de 90, após alguns assaltos ali ocorridos e cujos resultados surgiram recentemente, culminando na condenação de vários pedófilos. Apesar de ter já sido alvo de vários processos e suspensa por suspeitas de agressão a um detido, saindo ilibada, a coordenadora tem um registo de detenções considerado notável pelos colegas.

Agora, o desaparecimento dos mais de 80 mil euros motivou pelo menos uma queixa-crime no Ministério Público, apresentada pela própria PJ. Ana Paula está entre os suspeitos, uma vez que só ela ou alguém da 2.ª Secção poderia ter feito o furto.

A coordenadora terá sido ontem mesmo transferida para funções administrativas até estarem concluídas as investigações.

Alípio Ribeiro, director nacional da PJ, ordenou uma sindicância à DCITE para apurar a real dimensão do caso. Será feita pela Inspecção-Geral dos Serviços da Justiça.

Por Carlos Tomás, in
Correio da Manhã.

Sem comentários: