sexta-feira, julho 06, 2007

Magistrados espiados

Magistrados (...) foram espiados e investigados pelos serviços secretos italianos, juntamente com outros associados da MEDEL (Magistrados Europeus pela Democracia e Liberdades). António Cluny é o actual vice-presidente desta organização(...).


A revelação acaba de ser feita pelo conselho superior da magistratura de Itália, que concluiu um inquérito às denúncias que recebera de juízes e procuradores.

Aquele órgão concluiu que o correio electrónico dos associados e dirigentes da MEDEL foi interceptado e investigado pelo SISMI (Serviço de Inteligência e Segurança Militar Italiano).

O caso está no centro de uma acesa polémica em Itália. Cluny disse ao SOL que a notícia lhe foi comunicada hoje. O presidente do Sindicatos dos Magistrados do Ministério Público diz que vai pedir às autoridades portuguesas que peçam explicações às suas congéneres italianas.

A MEDEL é uma organização europeia de juízes e de magistrados do Ministério Público, que desenvolve diversas iniciativas em estreita colaboração com a Comissão Europeia, o Conselho da Europa, a Associação Internacional de Juristas e múltiplas associações e sindicatos de magistrados da Europa, África e América Latina.

Tem por objectivo a discussão e a apresentação de propostas com vista ao fortalecimento da independência da Justiça. Integra magistrados de Portugal, Espanha, França, Itália, República Checa, Chipre, Bélgica, Polónia, Roménia, Alemanha e Grécia.

via SOL

Sem comentários: