quinta-feira, julho 13, 2006

Prémio Internacional atribuído a investigadora do INML


O prémio «2006 Original Research Article of the Year» foi atribuído à investigadora Alda Cardoso Ambrósio, pelo comité científico da revista CNS Spectrums - The International Journal of Neuropsychiatric Medicine (New York), na sequência do estudo intitulado «A Linkage Study Between the GABAA b2 and GABAA g2 Subunit Genes and Major Psychoses».
O trabalho premiado envolveu a colaboração do Center for Adiction and Mental Health, Department of Neurogenetics, Toronto University, no Canadá e do Centro de Neurociências de Coimbra.

A investigação tem por objectivo apurar um possível envolvimento de genes do sistema gabaérgico, nomeadamente genes das subunidades dos receptores GABAA b2 e GABAA g2 na etiopatogenia de psicoses major, de que são exemplo a esquizofrenia e a doença bipolar.

Alda Cardoso Ambrósio é investigadora na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e coordenadora da Unidade de Genética Clínica e Molecular da Delegação de Coimbra do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML). Nesta Unidade estão a ser desenvolvidos vários projectos de investigação de genética molecular, relacionados principalmente com patologias comportamentais, no âmbito de uma das competências estatutárias do INML, que é precisamente a da dinamização da investigação científica.

Pretende-se que esta Unidade venha a constituir uma Unidade de Investigação de Excelência, desenvolvendo investigação de qualidade e competitiva no contexto de colaborações nacionais e internacionais com grupos de reconhecido mérito. Os projectos de investigação em curso pretendem identificar genes de susceptibilidade para várias patologias comportamentais, de que são exemplo o suicídio, o alcoolismo e a criminalidade. Potencialmente, os resultados obtidos poderão vir a ser utilizados como meios de diagnóstico, e permitirem desenvolver estratégias terapêuticas de prevenção, ou ainda serem utilizados em exames complementares à perícia médico-legal.


Fonte: Gabinete de Imprensa MJ

Sem comentários: