domingo, junho 18, 2006

Presos encontrados mortos nas celas


Um jovem de 18 anos, em prisão preventiva, foi encontrado, ontem de manhã, morto numa cela da cadeia de Custóias, em Matosinhos. Ao que o CM conseguiu apurar, a morte terá ocorrido devido a uma overdose provocada pela ingestão de drogas.

Ainda ontem, no Estabelecimento Prisional de Coimbra, um guarda prisional encontrou enforcado na cela um recluso, de 34 anos, que cumpria pena de dez anos por roubo e dano e ainda iria cumprir outra pena de cinco anos e dez meses por tráfico dentro da cadeia. A PJ tomou conta da investigação.

Eram 09h00 quando Manuel Oliveira Costa, recluso em Custóias, foi encontrado já sem sentidos na parte de cima do beliche que partilhava com um outro preso. Foi o seu companheiro de cela que deu o alerta aos guardas, que depois o comunicaram à GNR de Custóias.

O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal do Porto para ser autopsiado.O corpo do jovem não apresentava sinais de violência, pelo que tudo leva a crer que Manuel Costa, com um historial de toxicodependência, tenha morrido devido a uma overdose de drogas.

A morte foi comunicada aos pais e vai agora decorrer um inquérito a cargo da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais.

O recluso, que detido por furto, estava a ser acompanhado pelo Serviço de Psiquiatria do estabelecimento prisional e estava sob medicamentação, em tratamentos de substituição.

QUARTO CASO

O Estabelecimento Prisional de Custóias já no final do ano passado fora palco da morte de outros três reclusos, toxicodependentes e que estavam sob tratamento de substituição.

As autópsias, embora tenham revelado a presença de metadona, fármacos e mesmo haxixe num dos corpos, não foram conclusivas quanto às causas das mortes.

Ontem, com a morte de Manuel Oliveira Costa, subiu para quatro o número de mortes neste estabelecimento prisional em sete meses.

SEIS ÓBITOS NAS PRISÕES

Este ano, segundo a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, seis reclusos morreram nas cadeias. Um preso foi encontrado morto, a 2 de Fevereiro, na cadeia de Faro, e a 15 do mesmo mês, em Pinheiro da Cruz, um outro foi assassinado. A 13 de Abril, um jovem preso foi encontrado morto na cadeia da Madeira. A 29 de Maio, um detido morreu, em Alcoentre, ao saltar um muro a caminho da cela.

Por João Carlos Malta, in Correio da Manhã

Sem comentários: