sábado, fevereiro 24, 2007

Dois candidatos em defesa dos juízes


"Honrar os valores para um caminhar inteiro" e "promover a excelência, garantir o prestígio e proteger a independência" são os lemas dos dois candidatos à vice-presidência do Conselho Superior da Magistratura nas eleições do próximo dia 1.

O candidato a vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura (CSM ) Vasques Diniz, que encabeça a Lista A, propõe que este órgão de gestão e disciplina da magistratura judicial seja "um espaço aberto aos magistrados e à comunidade".

Por sua vez, Ferreira Girão apresenta como primeira motivação da Lista B fazer com que "os juízes recuperem o orgulho de o serem".

Em declarações à agência Lusa, Ferreira Girão realçou a importância desse objectivo com o facto de os juízes serem "atacados pelo poder político", designadamente pelo actual Governo, a propósito da questão das férias judiciais.

"Os juízes foram atacados pelo poder político. Serem apupados de serem uns privilegiados por causa das férias judiciais fez com que os juízes sucumbissem em termos anímicos", declarou o conselheiro Ferreira Girão.

Daí que - insistiu - a "primeira finalidade" da sua lista seja "recuperar o ânimo dos juízes", tendo nos contactos com os colegas, muitos deles jovens, sido pedido que "não baixem os braços".

Por seu lado, o juiz conselheiro Vasques Diniz tem como principal propósito "criar um clima de confiança por parte dos juízes e dos cidadãos no CSM", de forma a "tornar mais visível a actividade deste órgão".

"Pretendo estabelecer canais de ligação com os órgãos de Comunicação Social, de maneira a haver uma informação mais fiel da actividade judicial e evitar distorções na opinião pública", declarou Vasques Diniz à Lusa.

in
Jornal de Notícias

Sem comentários: