sexta-feira, janeiro 26, 2007

Tribunal garante ter pago traduções


O Tribunal de Pequena Instância Criminal do Porto garantiu ontem que pagou todos os honorários pelos trabalhos realizados à tradutora usbeque Saodat Sayeerdieva, na altura do Euro 2004.

O tribunal reafirmou que, no que lhe concerne, todos os processos em que a intérprete "acompanhou o arguido desde a polícia até ao julgamento" foram pagos "de imediato".

Fátima Queirós, escrivã no Tribunal de Pequena Instância, afirmou ainda que, quando contactada pelo Provedor de Justiça, "fez questão de ir ao arquivo buscar os processos", porque "poderia haver um esquecimento". Mas a escrivã garante que tal não foi o caso e que "todo o serviço (aí) efectuado foi pago". Segundo Fátima Queirós, "outro organismo" terá de pagar o que é devido a Saodat, pelo trabalho nas esquadras da polícia.

No mês de Dezembro, o JN publicou o caso da intérprete, que realizou vários trabalhos para o o tribunal e para a terceira e sexta esquadras da PSP, no Porto. Dois anos depois, Saodat ainda não teria recebido totalmente o pagamento pelos serviços efectuados, nomeadamente na polícia.

Saodat Sayeerdieva veio para Portugal há quatro anos por razões familiares e, apesar da experiência profissional em entidades como o Banco Mundial, na área do desenvolvimento sustentável, só conseguiu emprego como tradutora/ intérprete.

in Jornal de Notícias

Sem comentários: