quarta-feira, janeiro 31, 2007

Jovens vão passar "um dia na prisão"


Cerca de 300 jovens vão ser convidados a passar um dia na prisão para conversar com alguns recursos, um projecto da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), Instituto de Segurança Social e Direcção-geral de Desenvolvimento Curricular para prevenir a criminalidade.

Em declarações à agência Lusa, o director-geral dos serviços prisionais , Rui Sá Gomes, defendeu que os jovens, ao contactarem com os reclusos, vão poder detectar o que está certo ou errado. "Os reclusos vão ajudar os jovens para que não cometam os mesmos erros", salientou, adiantando que a iniciativa vai ajudar a prevenir a criminalidade e sensibilizar os jovens para o exercício da cidadania responsável.

O projecto "Um dia na prisão" resulta de um protocolo ontem assinado entre a DGSP, o Instituto da Segurança Social e a Direcção-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Para os reclusos, o projecto tem como benefícios "reconhecer os erros" e mostrar "um direito social importante" porque podem dizer ao outro "não faças isto".

O projecto vai decorrer em três fases. No primeiro momento, os jovens vivem uma experiência simulada, em ambiente prisional, que lhes permite sentir o que significa estar privado de liberdade. O passo seguinte consiste numa conversa com os reclusos, em que os jovens são convidados a reflectir sobre as consequências das atitudes e comportamentos que conduzem o indivíduo até ao cumprimento de uma pena. No terceiro e último momento será feita uma sessão de enquadramento aos jovens no sentido da responsabilização e reflexão sobre o futuro. O mesmo responsável adiantou que os contributos e a reflexão para o futuro são feitos em forma de textos, que depois vão ser publicados.

in Jornal de Notícias.

Sem comentários: