terça-feira, janeiro 30, 2007

Garzón e Borreli convidados para conferência sobre corrupção


Especialistas internacionais como o juiz espanhol Baltasar Garzón ou o procurador italiano Francesco Borreli são dois convidados da conferência internacional sobre corrupção que o Parlamento vai organizar em Lisboa.

A proposta de realização de uma conferência internacional sobre corrupção pelo Parlamento partiu do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, que admite que o evento possa acontecer em Março.

A organização está a ser centralizada num grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Constitucionais, presidido pelo socialista Osvaldo de Castro.

A lista de convites a efectuar é extensa e inclui nomes como o juiz espanhol Baltasar Garzón, célebre pelas suas investigações sobre a ETA e a ordem de prisão que emitiu para o ex-presidente do Chile Augusto Pinhochet, ou o procurador italiano Francesco Borreli, que investigou o escândalo de corrupção no futebol italiano, e o Procurador-Geral espanhol Conde-Pumpido.

Representantes da União Europeia, do Grupo de Estados contra a Corrupção do Conselho da Europa (GRECO), da OCDE, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, departamentos de investigação contra a corrupção de França, Reino Unido e Hong Kong fazem também parte da lista de entidades a convidar.

A nível nacional, serão convidados o ministro da Justiça, Alberto Costa, o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, bem como representantes do Supremo Tribunal de Justiça, Polícia Judiciária e penalistas.

Fonte: Lusa/SOL

Sem comentários: